sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo reúne-se hoje em Riga sem perspetivas de acordo sobre Grécia

Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se hoje em Riga, capital da Letónia, num encontro de que não deverá sair qualquer acordo sobre as medidas que a Grécia deve adotar para ultrapassar o impasse e receber financiamento.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© POOL New / Reuters

Depois de durante várias semanas esta reunião ter sido apontada como aquela em que deveria haver um acordo preliminar que permitisse a Atenas aceder à última tranche do programa de resgate, de 7,2 mil milhões de euros, as dificuldades em chegar a um entendimento com os credores levou a que nos últimos dias fossem diminuídas as expectativas sobre o encontro.

Um alto funcionário europeu disse esta semana que, na reunião informal do Eurogrupo, a discussão sobre a Grécia deverá resumir-se a um breve ponto de situação sobre o estado das negociações com o Governo liderado por Alexis Tsipras.

A expectativa é agora de que haja um entendimento mais para o final deste mês ou início de maio.

A Grécia está desde fevereiro - quando foi prolongado o atual programa de resgate, até junho - em negociações com o chamado Grupo de Bruxelas (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilidade) sobre as reformas estruturais e as medidas de consolidação orçamental a executar em contrapartida de ajuda financeira. Desde agosto do ano passado que Atenas não recebe qualquer financiamento dos credores oficiais.

No entanto, apesar de o Governo helénico já ter apresentado várias listas com propostas, as instituições continuam a exigir medidas mais 'aceitáveis', sobretudo em termos de finanças públicas, pensões, legislação laboral e privatizações.

Esta quinta-feira, à margem da cimeira extraordinária sobre a migração em Bruxelas, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, reuniu-se com a chanceler alemã, Angela Merkel.

No final, em conferência de imprensa, Tsipras disse que houve um "progresso substancial" nas negociações no âmbito do Grupo de Bruxelas e que ambos os lados estão agora otimistas.

A reunião de hoje dos ministros das Finanças e da Economia da zona euro arranca pelas 09:00 (hora local, 07:00 em Lisboa), estando Portugal representado pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

Além da Grécia, o encontro - que se prevê que dure cerca de duas horas e meia - servirá para discutir a união bancária e a avaliação da Comissão Europeia a Espanha após o resgate ao sistema bancário.


Lusa
  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".