sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo reúne-se hoje em Riga sem perspetivas de acordo sobre Grécia

Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se hoje em Riga, capital da Letónia, num encontro de que não deverá sair qualquer acordo sobre as medidas que a Grécia deve adotar para ultrapassar o impasse e receber financiamento.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© POOL New / Reuters

Depois de durante várias semanas esta reunião ter sido apontada como aquela em que deveria haver um acordo preliminar que permitisse a Atenas aceder à última tranche do programa de resgate, de 7,2 mil milhões de euros, as dificuldades em chegar a um entendimento com os credores levou a que nos últimos dias fossem diminuídas as expectativas sobre o encontro.

Um alto funcionário europeu disse esta semana que, na reunião informal do Eurogrupo, a discussão sobre a Grécia deverá resumir-se a um breve ponto de situação sobre o estado das negociações com o Governo liderado por Alexis Tsipras.

A expectativa é agora de que haja um entendimento mais para o final deste mês ou início de maio.

A Grécia está desde fevereiro - quando foi prolongado o atual programa de resgate, até junho - em negociações com o chamado Grupo de Bruxelas (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilidade) sobre as reformas estruturais e as medidas de consolidação orçamental a executar em contrapartida de ajuda financeira. Desde agosto do ano passado que Atenas não recebe qualquer financiamento dos credores oficiais.

No entanto, apesar de o Governo helénico já ter apresentado várias listas com propostas, as instituições continuam a exigir medidas mais 'aceitáveis', sobretudo em termos de finanças públicas, pensões, legislação laboral e privatizações.

Esta quinta-feira, à margem da cimeira extraordinária sobre a migração em Bruxelas, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, reuniu-se com a chanceler alemã, Angela Merkel.

No final, em conferência de imprensa, Tsipras disse que houve um "progresso substancial" nas negociações no âmbito do Grupo de Bruxelas e que ambos os lados estão agora otimistas.

A reunião de hoje dos ministros das Finanças e da Economia da zona euro arranca pelas 09:00 (hora local, 07:00 em Lisboa), estando Portugal representado pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

Além da Grécia, o encontro - que se prevê que dure cerca de duas horas e meia - servirá para discutir a união bancária e a avaliação da Comissão Europeia a Espanha após o resgate ao sistema bancário.


Lusa
  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.