sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Varoufakis diz que ainda é responsável pelas negociações

O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou hoje a um jornal alemão que continua a ser "responsável pelas negociações" entre a Grécia e os parceiros europeus, apesar da remodelação na equipa negocial de Atenas.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Eu é que dou o tom. Continuo a ser responsável pelas negociações com o Eurogrupo", afirmou numa entrevista ao Die Zeit.

As declarações surgem depois de na segunda-feira o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ter anunciado uma reorganização da equipa negocial grega, uma manobra que foi interpretada como uma forma de ultrapassar Varoufakis, considerado responsável pelo atual impasse nas negociações.

Os credores da Grécia (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) esperam que Atenas apresente uma lista concreta de reformas antes de desbloquearem o financiamento de que o país precisa.

A coordenação da nova "equipa política" grega foi entregue a Euclides Tsakalotos, ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros.

Apesar das mudanças, Varoufakis não se considera isolado.

"Tenho a presidência desse grupo, está sob a minha alçada e eu tomo as decisões", insistiu. 

O ministro das Finanças grego afirmou também que Atenas e os credores estão mais perto de um compromisso "do que alguns 'media' pensam".

Lusa
  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".