sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Varoufakis diz que ainda é responsável pelas negociações

O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou hoje a um jornal alemão que continua a ser "responsável pelas negociações" entre a Grécia e os parceiros europeus, apesar da remodelação na equipa negocial de Atenas.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Eu é que dou o tom. Continuo a ser responsável pelas negociações com o Eurogrupo", afirmou numa entrevista ao Die Zeit.

As declarações surgem depois de na segunda-feira o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ter anunciado uma reorganização da equipa negocial grega, uma manobra que foi interpretada como uma forma de ultrapassar Varoufakis, considerado responsável pelo atual impasse nas negociações.

Os credores da Grécia (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) esperam que Atenas apresente uma lista concreta de reformas antes de desbloquearem o financiamento de que o país precisa.

A coordenação da nova "equipa política" grega foi entregue a Euclides Tsakalotos, ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros.

Apesar das mudanças, Varoufakis não se considera isolado.

"Tenho a presidência desse grupo, está sob a minha alçada e eu tomo as decisões", insistiu. 

O ministro das Finanças grego afirmou também que Atenas e os credores estão mais perto de um compromisso "do que alguns 'media' pensam".

Lusa
  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19