sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Moody´s baixa "rating" da Grécia para "Caa4" com perspetiva negativa

A agência de "rating" Moody's baixou hoje a notação da dívida soberana grega de "Caa1" para "Caa2" e manteve a perspetiva negativa, devido à incerteza em relação às possibilidades do país honrar os pagamentos e à debilidade da economia.         

© Kostas Tsironis / Reuters

Num comunicado, a agência britânica sublinha que a desvalorização da notação resulta da "elevada incerteza" em relação ao facto de o Governo estar em condições de chegar a um acordo com os credores em tempo útil para fazer face aos próximos pagamentos. 

Segundo a Moody´s, a esta incerteza junta-se a debilidade da economia e o ambiente político "frágil" que põe em causa a aplicação de um programa de financiamento a médio prazo. 

As negociações entre o Governo grego e os parceiros europeus avançaram muito pouco nos últimos meses, mas ultimamente houve alguns sinais de progressos em relação à obtenção de um acordo. 

Contudo, as margens foram reduzidas significativamente, enquanto as duas partes estão longe de um acordo que restaure, ainda que temporariamente, o financiamento da economia grega. 

Atualmente faz falta uma clara "vontade política" para chegar a um acordo, mas o resultado das negociações continua a ser muito incerto e o risco de uma saída da Grécia da zona euro por "acidente" aumentou, conclui a Moody´s.  

A notação de "Caa2" é atribuída pela Moody´s a títulos que apresentam um risco muito forte de crédito, mas é superior à apresentada numa situação de incumprimento. 

Contudo, a perspetiva negativa atribuida pela Moody´s significa que o "rating" [avaliação] poderá baixar de novo a partir de agora se as negociações se mantiverem num impasse. 

Lusa
  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.