sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Moody´s baixa "rating" da Grécia para "Caa4" com perspetiva negativa

A agência de "rating" Moody's baixou hoje a notação da dívida soberana grega de "Caa1" para "Caa2" e manteve a perspetiva negativa, devido à incerteza em relação às possibilidades do país honrar os pagamentos e à debilidade da economia.         

© Kostas Tsironis / Reuters

Num comunicado, a agência britânica sublinha que a desvalorização da notação resulta da "elevada incerteza" em relação ao facto de o Governo estar em condições de chegar a um acordo com os credores em tempo útil para fazer face aos próximos pagamentos. 

Segundo a Moody´s, a esta incerteza junta-se a debilidade da economia e o ambiente político "frágil" que põe em causa a aplicação de um programa de financiamento a médio prazo. 

As negociações entre o Governo grego e os parceiros europeus avançaram muito pouco nos últimos meses, mas ultimamente houve alguns sinais de progressos em relação à obtenção de um acordo. 

Contudo, as margens foram reduzidas significativamente, enquanto as duas partes estão longe de um acordo que restaure, ainda que temporariamente, o financiamento da economia grega. 

Atualmente faz falta uma clara "vontade política" para chegar a um acordo, mas o resultado das negociações continua a ser muito incerto e o risco de uma saída da Grécia da zona euro por "acidente" aumentou, conclui a Moody´s.  

A notação de "Caa2" é atribuída pela Moody´s a títulos que apresentam um risco muito forte de crédito, mas é superior à apresentada numa situação de incumprimento. 

Contudo, a perspetiva negativa atribuida pela Moody´s significa que o "rating" [avaliação] poderá baixar de novo a partir de agora se as negociações se mantiverem num impasse. 

Lusa
  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.