sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Atenas reembolsa hoje ao FMI tranche de 204 M€

A Grécia paga hoje ao FMI 204 milhões de euros. Atenas tinha de reembolsar essa tranche ao Fundo Monetário Internacional até esta quarta-feira. De acordo com uma fonte do Governo citada esta manhã pela agência Reuters, o dinheiro está a caminho. O próximo pagamento, de 750 milhões de euros vence na próxima terça-feira após a reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, viaja hoje para Roma e na sexta-feira desloca-se a Madrid com o objetivo de dar um impulso político às negociações de Atenas com os seus credores.

 

Em Roma, Yanis Varoufakis vai reunir-se com o seu homólogo italiano, enquanto na capital espanhola será recebido pelo ministro da Economia, Luis de Guindos.

 

A visita a várias cidades por parte do ministro grego começou na terça-feira em Paris, onde manteve um encontro com o seu homólogo francês, Michel Sapin, e com o titular da pasta da Economia, Emmanuel Macron.

 

Além disso, reuniu-se, em Bruxelas, com o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, Pierre Moscovici, cuja conversa "abrangente e construtiva" serviu para "abrir caminho para uma reunião bem-sucedida no Eurogrupo" na próxima segunda-feira.

 

O responsável pela pasta das Finanças no Governo grego afirmou que o Eurogrupo de 11 de maio será "mais um passo na direção de um acordo" com os credores oficiais, mas minimizou a possibilidade de um entendimento alargado que permita a Atenas ter ajuda financeira e evitar a bancarrota.



Com Lusa

  • Bruxelas revê em alta crescimento económico da Grécia para 2015
    1:57

    Economia

    As estimativas de crescimento económico para 2015 na Zona Euro foram revistas em alta, mas foi cortada drasticamente a previsão de crescimento na Grécia. Bruxelas estima que, por causa da instabilidade política, Atenas não vá além de 0,5% este ano. Yannis Varoufakis esteve esta terça-feira em Bruxelas. O ministro grego das Finanças está confiante num acordo com o Eurogrupo, que, no entanto, não deverá ficar fechado na reunião de segunda-feira.

  • Maria Luís Albuquerque nega plano B para Grécia
    0:52

    Economia

    Maria Luís Albuquerque diz que o Eurogrupo ainda espera conseguir um acordo com a Grécia, apesar de admitir que as negociações têm sido difíceis. Numa entrevista à Bloomberg, a ministra das Finanças nega que esteja a ser preparado um plano B para Atena, mas admite que, se a Grécia sair do euro, será uma situação preocupante.

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26