sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Atenas reembolsa hoje ao FMI tranche de 204 M€

A Grécia paga hoje ao FMI 204 milhões de euros. Atenas tinha de reembolsar essa tranche ao Fundo Monetário Internacional até esta quarta-feira. De acordo com uma fonte do Governo citada esta manhã pela agência Reuters, o dinheiro está a caminho. O próximo pagamento, de 750 milhões de euros vence na próxima terça-feira após a reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, viaja hoje para Roma e na sexta-feira desloca-se a Madrid com o objetivo de dar um impulso político às negociações de Atenas com os seus credores.

 

Em Roma, Yanis Varoufakis vai reunir-se com o seu homólogo italiano, enquanto na capital espanhola será recebido pelo ministro da Economia, Luis de Guindos.

 

A visita a várias cidades por parte do ministro grego começou na terça-feira em Paris, onde manteve um encontro com o seu homólogo francês, Michel Sapin, e com o titular da pasta da Economia, Emmanuel Macron.

 

Além disso, reuniu-se, em Bruxelas, com o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, Pierre Moscovici, cuja conversa "abrangente e construtiva" serviu para "abrir caminho para uma reunião bem-sucedida no Eurogrupo" na próxima segunda-feira.

 

O responsável pela pasta das Finanças no Governo grego afirmou que o Eurogrupo de 11 de maio será "mais um passo na direção de um acordo" com os credores oficiais, mas minimizou a possibilidade de um entendimento alargado que permita a Atenas ter ajuda financeira e evitar a bancarrota.



Com Lusa

  • Bruxelas revê em alta crescimento económico da Grécia para 2015
    1:57

    Economia

    As estimativas de crescimento económico para 2015 na Zona Euro foram revistas em alta, mas foi cortada drasticamente a previsão de crescimento na Grécia. Bruxelas estima que, por causa da instabilidade política, Atenas não vá além de 0,5% este ano. Yannis Varoufakis esteve esta terça-feira em Bruxelas. O ministro grego das Finanças está confiante num acordo com o Eurogrupo, que, no entanto, não deverá ficar fechado na reunião de segunda-feira.

  • Maria Luís Albuquerque nega plano B para Grécia
    0:52

    Economia

    Maria Luís Albuquerque diz que o Eurogrupo ainda espera conseguir um acordo com a Grécia, apesar de admitir que as negociações têm sido difíceis. Numa entrevista à Bloomberg, a ministra das Finanças nega que esteja a ser preparado um plano B para Atena, mas admite que, se a Grécia sair do euro, será uma situação preocupante.

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto " Obrigado presidnete pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido aos SMS de Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17