Ministro das finanças alemão diz que a Grécia pode entrar em incumprimento
20.05.2015 17h25
O ministro das Finanças alemão insinuou, hoje, que a Grécia pode não pagar aos credores a tempo e a horas. Ao Wall Street Journal, Wolfgang Schäuble afirmou que não repetirá o que disse em 2012, quando garantiu que a Grécia não entraria em incumprimento.

© Ints Kalnins / Reuters
A declaração aconteceu no mesmo dia em que o responsável pelo parlamento grego diz que a Grécia não tem dinheiro para reembolsar os 303 milhões de euros ao FMI até 5 de junho.
Entretanto, a Bloomberg avança que o Banco Central grego vai pedir ao BCE que volte a aumentar a linha de liquidez de emergência em mais mil milhões de euros, depois do aumento da semana passada, exatamente no mesmo valor.
Relacionados
- 1:43
Grécia tem de pagar dívidas de 26 mil milhões de euros até ao fim do ano
O risco de bancarrota agrava-se na Grécia. O cenário foi admitido, pela primeira vez, pelo ministro das Finanças do país que avisa que o problema de liquidez tem de ser resolvido nas próximas semanas. Até ao final do ano, Atenas tem de pagar dívidas de 26 mil milhões de euros.
-
Varoufakis acusa parceiros europeus de não deixarem Atenas reformar
O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, assegurou hoje que os parceiros europeus impediram Atenas de já ter começado a legislar as "muitas reformas" necessárias e sublinhou que só assinará um acordo que olhe pela sustentabilidade da economia.
- 1:19
Ministro grego das Finanças quer adiar reembolsos ao BCE
A Grécia diz que já fez muito para chegar a um acordo com o Eurogrupo e apela aos credores para fazerem um esforço. Numa conferência em Atenas, o ministro grego das Finanças disse que a saída do euro não é possível sem uma catástrofe e apontou para o adiamento dos pagamentos que a Grécia tem de fazer ao BCE.
- 0:38
Saída da Grécia da UE pode provocar "catástrofe" política e económica, diz Miguel Monjardino
Numa altura em que cada vez mais vozes falam na possibilidade de a Grécia sair da moeda única ou mesmo da União Europeia, o comentador da SIC Miguel Monjardino considera que um cenário destes seria uma catástrofe política e económica.
-
Varoufakis prefere ficar a dever ao FMI do que não pagar salários
O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, afirmou na noite de segunda-feira que "prefere um incumprimento da Grécia com o FMI do que com os salários", mas antecipou que está para breve um acordo com os credores.
Na Homepage
-
Daesh reivindica autoria de kamikaze que matou mais de 30 e feriu 50 em Cabul
22.04.2018 às 11h37
-
Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço
O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.
22.04.2018 às 10h09
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
- 0:22
Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.
22.04.2018 às 11h26
-
Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"
O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.
22.04.2018 às 11h45
-
Jornalista entre mais 20 mortos nos piores protestos da década na Nicarágua
22.04.2018 às 10h30
-
- 2:00
- 1:25
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.