sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Impasse grego na Cimeira Europeia em Riga

Impasse grego na Cimeira Europeia em Riga

Mais uma cimeira europeia em que a Grécia volta a estar no centro das atenções. O futuro do país discute-se em Riga, na Letónia. O primeiro-ministro português lamenta a ausência de sinais em relação a um entendimento. Já Durão Barroso considera que a saída da Grécia do euro está mais próxima do que em 2011.

  • Merkel avisa que Grécia vai ter de continuar a negociar com Comissão, FMI e BCE
    0:36

    Crise na Grécia

    A chanceler alemã, Angela Merkel, diz que a conversa que teve ontem com o primeiro-ministro grego foi construtiva, mas alerta que a Grécia vai ter de continuar a negociar com as três instituições: a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o BCE. O Governo grego tinha a esperança de que o encontro com Merkel e Hollande, à margem da cimeira da Riga, pudesse desbloquear o impasse, mas a chanceler alemã terá mostrado que a posição dos credores não mudou e que a Grécia precisa de se comprometer com as reformas, incluindo a do mercado laboral e do IVA, se quer receber os 7,2 mil milhões de euros que restam do resgate.

  • Passos lamenta que ainda não haja acordo entre a Grécia e os credores
    1:58

    Economia

    A Grécia domina as atenções na Cimeira Europeia que se realiza na Letónia e onde está o primeiro-ministro português. Pedro Passos Coelho disse lamentar que não haja sinais de que o entendimento entre a Grécia e os credores "esteja próximo de ser alcançado". Em Riga, Passos disse, no entanto, esperar que o acordo possa ser alcançado e alertou para a escassez do tempo.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.