sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Varoufakis pede aos credores para se porem de acordo

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, pediu hoje aos credores do país para se concertarem, dado que se isso não acontecer o país não pode fazer pagamentos de dívida durante muito mais tempo.

JULIEN WARNAND

"Desde há quatro meses (com a chegada ao poder do Governo liderado por Alexis Tsipras) temos cumprido as nossas obrigações em relação aos credores prejudicando a economia, não podemos fazer isso indefinidamente e os nossos credores sabem", disse o ministro na CNN.

"Começa a ser tempo de se porem de acordo e percorrerem um quarto do caminho, dado que já percorremos três quartos", acrescentou.

Ao contrário do ministro do Interior, Nikos Voutsis, que afirmou no domingo que não há dinheiro para pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em junho, Varoufakis deixou alguma incerteza quanto à data em que o país deixa de poder cumprir as suas obrigações.

"Sou um otimista por natureza e, por isso, digo que vamos fazer esse pagamento (em junho) porque teremos um acordo até lá", referiu.

Questionado sobre se o pagamento de junho depende de um acordo, Varoufakis respondeu de forma evasiva: "É preciso chegar a um acordo (...), todos sabem que o Estado grego não pode continuar a fazer grandes pagamentos ao FMI sem um acordo (...) é uma questão de bom-senso".

Atenas terá de fazer pagamentos ao FMI ao longo do mês de junho no valor de 1,6 mil milhões de euros, o primeiro dos quais (300 milhões de euros) no dia 5.

A Grécia, que tem problemas de liquidez e corre risco de incumprimento, está há meses a negociar com os credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) para que seja desbloqueada uma tranche de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012.

O jornal grego Ta Nea indica hoje que o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, e o secretário norte-americano do tesouro, Jack Lew, falaram ao telefone na sexta-feira sobre a possibilidade de uma intervenção dos Estados Unidos junto do FMI para ajudar a impulsionar as negociações.

Numa altura em que as negociações técnicas recomeçaram hoje em Bruxelas, o dossiê grego poderá estar na agenda da reunião de ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G-7 que decorre na quinta e sexta-feira na Alemanha.



Lusa
  • Grécia vai falhar pagamento de junho ao FMI
    1:42

    Economia

    A Grécia prepara-se para falhar o pagamento de mais de mil milhões de euros ao FMI. O país continua sem alcançar um acordo com o Eurogrupo, o que, segundo o ministro das finanças, acontece porque os credores estão a pedir ainda mais austeridade do que no passado. As declarações de Varoufakis acontecem um dia depois de negar ter sido insultado pelos restantes ministros das finanças, numa das últimas reuniões do eurogrupo.

  • Governo grego confiante em criar 300 mil novos postos de trabalho
    7:11

    SIC Europa

    Com a taxa de desemprego mais alta em toda a União Europeia, a Grécia continua a fazer esforços para contrariar aquela que é uma das maiores consequências da crise económica. A SIC viajou até Atenas para perguntar à vice-ministra do emprego como tenciona o governo criar 300 mil novos postos de trabalho num mercado estagnado e como pode aumento do salário mínimo ser viável num país perto da bancarrota.

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.