sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia apresenta aos credores nova proposta para reestruturação da dívida

O Governo grego apresentou às instituições credoras (Comissão Europeia, FMI e BCE) uma nova proposta, mais específica, sobre a reestruturação da dívida, segundo um documento divulgado pelo diário Financial Times.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O plano prevê a redução da dívida, que atualmente ascende quase a 180% do Produto Interno Bruto (PIB), para 93% em 2020 e para 60% em 2030.

O documento propõe que o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) assuma as dívidas do Estado grego atualmente na posse do Banco Central Europeu (BCE), e que têm o valor total de 27 mil milhões de euros. 

Ao transferir a dívida do BCE para o MEE, a Grécia receberia um duplo benefício: por um lado, fazer pagamentos mais baixos do que os devidos ao BCE e, por outro, o novo empréstimo venceria mais tarde.

Se a proposta for aceite, é previsível que tenha um efeito imediato sobre o país, uma vez que em julho e agosto vencem as obrigações detidas pelo BCE, no valor total de 6.790 milhões de euros, que a Grécia não está em condições de saldar.

O Governo grego propõe também transformar os empréstimos bilaterais correspondentes ao primeiro resgate em obrigações perpétuas ou dependentes da evolução do PIB grego.

Para saldar o empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI), o executivo grego propõe pagar imediatamente 45% (nove mil milhões de euros de um total de 19.960 milhões de euros).

O documento propõe também uma redução de 50% do empréstimo contraído com o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), no valor de 144 mil milhões, e o aumento da taxa de juros de 2,5% para 5%.. 

Lusa
  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58