sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia apresenta aos credores nova proposta para reestruturação da dívida

O Governo grego apresentou às instituições credoras (Comissão Europeia, FMI e BCE) uma nova proposta, mais específica, sobre a reestruturação da dívida, segundo um documento divulgado pelo diário Financial Times.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O plano prevê a redução da dívida, que atualmente ascende quase a 180% do Produto Interno Bruto (PIB), para 93% em 2020 e para 60% em 2030.

O documento propõe que o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) assuma as dívidas do Estado grego atualmente na posse do Banco Central Europeu (BCE), e que têm o valor total de 27 mil milhões de euros. 

Ao transferir a dívida do BCE para o MEE, a Grécia receberia um duplo benefício: por um lado, fazer pagamentos mais baixos do que os devidos ao BCE e, por outro, o novo empréstimo venceria mais tarde.

Se a proposta for aceite, é previsível que tenha um efeito imediato sobre o país, uma vez que em julho e agosto vencem as obrigações detidas pelo BCE, no valor total de 6.790 milhões de euros, que a Grécia não está em condições de saldar.

O Governo grego propõe também transformar os empréstimos bilaterais correspondentes ao primeiro resgate em obrigações perpétuas ou dependentes da evolução do PIB grego.

Para saldar o empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI), o executivo grego propõe pagar imediatamente 45% (nove mil milhões de euros de um total de 19.960 milhões de euros).

O documento propõe também uma redução de 50% do empréstimo contraído com o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), no valor de 144 mil milhões, e o aumento da taxa de juros de 2,5% para 5%.. 

Lusa
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.