sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia apresenta aos credores nova proposta para reestruturação da dívida

O Governo grego apresentou às instituições credoras (Comissão Europeia, FMI e BCE) uma nova proposta, mais específica, sobre a reestruturação da dívida, segundo um documento divulgado pelo diário Financial Times.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O plano prevê a redução da dívida, que atualmente ascende quase a 180% do Produto Interno Bruto (PIB), para 93% em 2020 e para 60% em 2030.

O documento propõe que o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) assuma as dívidas do Estado grego atualmente na posse do Banco Central Europeu (BCE), e que têm o valor total de 27 mil milhões de euros. 

Ao transferir a dívida do BCE para o MEE, a Grécia receberia um duplo benefício: por um lado, fazer pagamentos mais baixos do que os devidos ao BCE e, por outro, o novo empréstimo venceria mais tarde.

Se a proposta for aceite, é previsível que tenha um efeito imediato sobre o país, uma vez que em julho e agosto vencem as obrigações detidas pelo BCE, no valor total de 6.790 milhões de euros, que a Grécia não está em condições de saldar.

O Governo grego propõe também transformar os empréstimos bilaterais correspondentes ao primeiro resgate em obrigações perpétuas ou dependentes da evolução do PIB grego.

Para saldar o empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI), o executivo grego propõe pagar imediatamente 45% (nove mil milhões de euros de um total de 19.960 milhões de euros).

O documento propõe também uma redução de 50% do empréstimo contraído com o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), no valor de 144 mil milhões, e o aumento da taxa de juros de 2,5% para 5%.. 

Lusa
  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.