sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Varoufakis reúne-se hoje com Schauble em Berlim

Yannis Varoufakis encontra-se hoje com o homólogo alemão, Wolfgang Schauble, em Berlim. A reunião informal entre os dois ministros das Finanças acontece à margem de uma conferência na qual participa Varoufakis. O encontro terá sido pedido pelo ministro grego que entretanto foi afastado das negociações diretas com os credores internacionais.  

© Fabrizio Bensch / Reuters

O impasse nas negociações entre a Grécia e os credores mantém-se. Na passada sexta feira, Atenas pediu o adiamento do reembolso de uma tranche  de mais de 300 milhões de euros ao FMI.  


Na próxima quarta-feira, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, vai encontrar-se com a chanceler Angela Merkel e o Presidente francês François Hollande, em Bruxelas, à margem da Cimeira União Europeia-América Latina. 

Varoufakis sublinhou ontem que a Grécia está determinada a rejeitar as últimas propostas da União Europeia para evitar o incumprimento do pagamento da dívida.

 

O ministro grego das Finanças garantiu que Atenas não se vai deixar "aterrorizar". "Foi um movimento agressivo projetado para aterrorizar o Governo (...) sem entender que o Governo grego não pode ser aterrorizado", disse Varoufakis ao diário Proto Thema. 


  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.