sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bruxelas insatisfeita com últimas propostas apresentadas pela Grécia

A Comissão Europeia manifestou-se hoje insatisfeita com as propostas apresentadas na terça-feira pela Grécia no âmbito do plano de assistência financeira, argumentando que estas "não refletem" as discussões anteriores entre Atenas e Bruxelas.  

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"As últimas sugestões apresentadas não refletem as discussões entre o Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker e o primeiro-ministro Alexis Tsipras" na passada semana em Bruxelas, disse aos jornalistas a porta-voz do executivo europeu, Margaritis Schinas.

 O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, reúnem-se hoje em Bruxelas, à margem de uma cimeira, para desbloquear as negociações sobre a assistência financeira a Atenas. 

Em cima da mesa do encontro voltam a estar posições até agora inconciliáveis entre a Grécia e os seus parceiros europeus.

Após um fim de semana de tensão, a Grécia retomou na terça-feira as negociações com os credores europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Atenas entregou "dois textos" com propostas ao comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici.

A Grécia enfrenta problemas de liquidez e vai ter de pagar perto de 1,6 mil milhões de euros ao FMI a 30 de junho.


Lusa
  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.