sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Falta de acordo sobre a Grécia pode ter consequências na economia mundial

As economias dos EUA e mundial podem sofrer "perturbações" se a Grécia e os seus credores não chegarem a acordo, afirmou hoje a presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana, Janet Yellen.

Yorgos Karahalis

"Na hipótese de não haver acordo, prevejo possíveis perturbações que podem afetar as perspetivas económicas na Europa e nos mercados financeiros mundiais", disse, durante uma conferência de imprensa. 

Desde há várias semanas que a Grécia e os seus credores -- Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional -- não conseguem chegar a acordo sobre um conjunto de reformas que permita o desbloqueio de um empréstimo de 7,2 mil milhões de euros.

"É uma situação muito complicada", comentou Yellen, que também se inquietou do impacto deste impasse na economia norte-americana. 

Os EUA têm uma exposição direta à Grécia "muito limitada" por via do comércio ou das finanças, mas não estão ao abrigo das repercussões de um cenário catastrófico na Europa. 

"Na medida em que há um impacto sobre a economia da Zona Euro (...) ou sobre os mercados financeiros mundiais, existirão sem dúvida repercussões nos EUA, que afetarão as nossas perspetivas", declarou a dirigente da Fed. 

Lusa
  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22