sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Falta de acordo sobre a Grécia pode ter consequências na economia mundial

As economias dos EUA e mundial podem sofrer "perturbações" se a Grécia e os seus credores não chegarem a acordo, afirmou hoje a presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana, Janet Yellen.

Yorgos Karahalis

"Na hipótese de não haver acordo, prevejo possíveis perturbações que podem afetar as perspetivas económicas na Europa e nos mercados financeiros mundiais", disse, durante uma conferência de imprensa. 

Desde há várias semanas que a Grécia e os seus credores -- Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional -- não conseguem chegar a acordo sobre um conjunto de reformas que permita o desbloqueio de um empréstimo de 7,2 mil milhões de euros.

"É uma situação muito complicada", comentou Yellen, que também se inquietou do impacto deste impasse na economia norte-americana. 

Os EUA têm uma exposição direta à Grécia "muito limitada" por via do comércio ou das finanças, mas não estão ao abrigo das repercussões de um cenário catastrófico na Europa. 

"Na medida em que há um impacto sobre a economia da Zona Euro (...) ou sobre os mercados financeiros mundiais, existirão sem dúvida repercussões nos EUA, que afetarão as nossas perspetivas", declarou a dirigente da Fed. 

Lusa
  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.