sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Falta de acordo sobre a Grécia pode ter consequências na economia mundial

As economias dos EUA e mundial podem sofrer "perturbações" se a Grécia e os seus credores não chegarem a acordo, afirmou hoje a presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana, Janet Yellen.

Yorgos Karahalis

"Na hipótese de não haver acordo, prevejo possíveis perturbações que podem afetar as perspetivas económicas na Europa e nos mercados financeiros mundiais", disse, durante uma conferência de imprensa. 

Desde há várias semanas que a Grécia e os seus credores -- Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional -- não conseguem chegar a acordo sobre um conjunto de reformas que permita o desbloqueio de um empréstimo de 7,2 mil milhões de euros.

"É uma situação muito complicada", comentou Yellen, que também se inquietou do impacto deste impasse na economia norte-americana. 

Os EUA têm uma exposição direta à Grécia "muito limitada" por via do comércio ou das finanças, mas não estão ao abrigo das repercussões de um cenário catastrófico na Europa. 

"Na medida em que há um impacto sobre a economia da Zona Euro (...) ou sobre os mercados financeiros mundiais, existirão sem dúvida repercussões nos EUA, que afetarão as nossas perspetivas", declarou a dirigente da Fed. 

Lusa
  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.