sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Primeiro-ministro grego e presidente da Comissão Europeia falaram ao telefone

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker, falaram hoje ao telefone, na véspera de um Eurogrupo crucial para o futuro da Grécia, disseram fontes europeias. 

© Paul Hanna / Reuters

O primeiro-ministro grego telefonou a Jean-Claude Junker, depois de o presidente da Comissão Europeia ter indicado que não tinha voltado a contactar as autoridades gregas depois ter suspendido, no domingo, as negociações com a Grécia.

O telefonema apenas durou dois minutos e ambos decidiram manter-se em contacto, acrescentaram as mesmas fontes.

Jean-Claude Junker acusou na terça-feira o Governo grego de não contar a verdade ao povo sobre as propostas da Comissão Europeia para tentar alcançar um acordo entre a Grécia e os credores -- Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Creio que o debate dentro e fora da Grécia será mais fácil se o Governo grego contar exatamente o que a Comissão Europeia propõe realmente", disse Juncker.

Os ministros da Economia e Finanças da Zona Euro discutem na quinta-feira a crítica situação grega, mas com pouca expectativas de chegar a um acordo, apesar da urgência de alcançar um compromisso antes do dia 30, quando termina a prorrogação do segundo resgate do país.

A Grécia deve pagar até ao final do mês 1,6 mil milhões de euros ao FMI e sem um acordo e sem os 7,2 mil milhões de euros que ainda tem de receber do resgate dificilmente poderá cumprir as suas obrigações financeiras.

O ministro das Finanças grego, Yanos Varufakis, disse hoje não acreditar que os seus homólogos da Zona Euro alcancem um acordo que ponha fim ao bloqueio nas negociações entre Atenas e os seus credores.

Alexis Tsipras viaja na quinta-feira para a Rússia para um encontro com o Presidente Vladimir Putin e para participar no Fórum Económico Internacional.

Em dois meses, esta é a segunda visita que o chefe do Governo grego realiza à Rússia.

Lusa
  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Dirigente derrotado da Gâmbia concorda em ceder poder

    Mundo

    O ex-presidente e candidato derrotado das eleições na Gâmbia, Yahya Jammeh, concordou em ceder o poder ao novo Presidente do país, empossado na quinta-feira, indicou esta sexta-feira um responsável governamental senegalês.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.