sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Primeiro-ministro grego e presidente da Comissão Europeia falaram ao telefone

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker, falaram hoje ao telefone, na véspera de um Eurogrupo crucial para o futuro da Grécia, disseram fontes europeias. 

© Paul Hanna / Reuters

O primeiro-ministro grego telefonou a Jean-Claude Junker, depois de o presidente da Comissão Europeia ter indicado que não tinha voltado a contactar as autoridades gregas depois ter suspendido, no domingo, as negociações com a Grécia.

O telefonema apenas durou dois minutos e ambos decidiram manter-se em contacto, acrescentaram as mesmas fontes.

Jean-Claude Junker acusou na terça-feira o Governo grego de não contar a verdade ao povo sobre as propostas da Comissão Europeia para tentar alcançar um acordo entre a Grécia e os credores -- Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Creio que o debate dentro e fora da Grécia será mais fácil se o Governo grego contar exatamente o que a Comissão Europeia propõe realmente", disse Juncker.

Os ministros da Economia e Finanças da Zona Euro discutem na quinta-feira a crítica situação grega, mas com pouca expectativas de chegar a um acordo, apesar da urgência de alcançar um compromisso antes do dia 30, quando termina a prorrogação do segundo resgate do país.

A Grécia deve pagar até ao final do mês 1,6 mil milhões de euros ao FMI e sem um acordo e sem os 7,2 mil milhões de euros que ainda tem de receber do resgate dificilmente poderá cumprir as suas obrigações financeiras.

O ministro das Finanças grego, Yanos Varufakis, disse hoje não acreditar que os seus homólogos da Zona Euro alcancem um acordo que ponha fim ao bloqueio nas negociações entre Atenas e os seus credores.

Alexis Tsipras viaja na quinta-feira para a Rússia para um encontro com o Presidente Vladimir Putin e para participar no Fórum Económico Internacional.

Em dois meses, esta é a segunda visita que o chefe do Governo grego realiza à Rússia.

Lusa
  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.