sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Varoufakis quer "substituir a discórdia que traz prejuízo pelo consenso efetivo"

Varoufakis quer "substituir a discórdia que traz prejuízo pelo consenso efetivo"

Os ministros das Finanças da zona euro estão reunidos no Luxemburgo. O impasse nas negociações entre a Grécia e os credores domina os trabalhos. À entrada da reunião, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dusselbloem, disse que é preciso um acordo credível para todas as partes, mas admitiu que poucos avanços têm sido feitos. O ministro das Finanças grego lembrou que o sucesso da União depende de todos. E a diretora do FMI, Christine Lagarde, avisou que não vai permitir mais nenhum atraso no pagamento.

Faltam 12 dias para o fim da extensão do resgate financeiro à Grécia.  Enquanto não houver acordo entre o país e a troika, Atenas não recebe os 7,2 mil milhões de euros em atraso do resgate. Dinheiro que precisa rapidamente, já que até 30 de Junho tem de pagar ao FMI 1,5 mil milhões de euros. 

Caso não o faça, a Grécia pode entrar em bancarrota e abrir as portas para a saída do euro.
  • Eurogrupo reúne-se para resolver impasse grego
    1:56

    Economia

    O impasse grego é o tema principal da reunião desta tarde do Eurogrupo. A falta de um acordo técnico com as autoridades gregas e a troika deixa os ministros das finanças da zona euro de mãos atadas. Não é de esperar qualquer decisão para desbloquear o dinheiro de que a Grécia precisa para pagar no final do mês ao FMI. A pressão é cada vez maior tal como a ameaça de uma saída da Grécia do Euro.

  • Tribunal de Contas apresentou reservas em relação ao SIRESP em 2006

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O Tribunal de Contas avisou em 2006 que o Estado poderia sair prejudicado nos moldes em que o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) estava a ser desenhado. De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, terão sido a ausência de um concurso público, a falta de tempo para a apresentação de propostas e mexidas no caderno de encargos a motivar as reservas do tribunal.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29
  • Bispo do Mali terá contas na Suíça com 12 M€
    1:49

    Mundo

    Há uma polémica a envolver um novo cardeal da Igreja católica. Um bispo do Mali, escolhido pelo Papa para o colégio cardinalício, está a ser relacionado com contas na Suíça onde estarão depositados milhões de euros. A cerimónia que o fará cardeal está marcada para hoje.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.