sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Varoufakis quer "substituir a discórdia que traz prejuízo pelo consenso efetivo"

Varoufakis quer "substituir a discórdia que traz prejuízo pelo consenso efetivo"

Os ministros das Finanças da zona euro estão reunidos no Luxemburgo. O impasse nas negociações entre a Grécia e os credores domina os trabalhos. À entrada da reunião, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dusselbloem, disse que é preciso um acordo credível para todas as partes, mas admitiu que poucos avanços têm sido feitos. O ministro das Finanças grego lembrou que o sucesso da União depende de todos. E a diretora do FMI, Christine Lagarde, avisou que não vai permitir mais nenhum atraso no pagamento.

Faltam 12 dias para o fim da extensão do resgate financeiro à Grécia.  Enquanto não houver acordo entre o país e a troika, Atenas não recebe os 7,2 mil milhões de euros em atraso do resgate. Dinheiro que precisa rapidamente, já que até 30 de Junho tem de pagar ao FMI 1,5 mil milhões de euros. 

Caso não o faça, a Grécia pode entrar em bancarrota e abrir as portas para a saída do euro.
  • Eurogrupo reúne-se para resolver impasse grego
    1:56

    Economia

    O impasse grego é o tema principal da reunião desta tarde do Eurogrupo. A falta de um acordo técnico com as autoridades gregas e a troika deixa os ministros das finanças da zona euro de mãos atadas. Não é de esperar qualquer decisão para desbloquear o dinheiro de que a Grécia precisa para pagar no final do mês ao FMI. A pressão é cada vez maior tal como a ameaça de uma saída da Grécia do Euro.

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.