sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Destino dos gregos e do euro "jogam-se hoje em boa parte", admite comissário europeu

O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, admitiu hoje que "o destino da Grécia e do euro são hoje jogados em boa parte", horas antes do início de uma cimeira extraordinária dos líderes europeus. 

reuters

A crise grega tem motivado várias reuniões consideradas muito importantes, "mas desta vez é decisiva", declarou o comissário, afirmando acreditar num acordo esta noite. 

A Grécia entregou novas propostas aos credores para evitar um incumprimento dos pagamentos financeiros, revelou o chefe de gabinete do presidente da Comissão Europeia, Martin Selmayr, através da rede social Twitter.

A Grécia está a menos de duas semanas de expirar o programa de resgate e o prazo para pagar 1,6 mil milhões de euros ao FMI, o que acontece a 30 de junho.



  • Grécia admite cortar nas pensões para evitar saída do euro
    2:51

    Economia

    O governo grego admite mexer nas pensões para evitar a saída do euro. O novo plano de reformas foi preparado este fim-de-semana em dois conselhos de ministros extraordinários e com muitos telefonemas pelo meio. Tsipras esteve em contacto direto com o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, também com a chanceler alemã Angela Merkel, e ainda com o Presidente de França, François Hollande, para lhes apresentar as novas propostas. O Presidente francês afirmou mesmo que a Grécia já não pode perder mais tempo.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.