sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Destino dos gregos e do euro "jogam-se hoje em boa parte", admite comissário europeu

O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, admitiu hoje que "o destino da Grécia e do euro são hoje jogados em boa parte", horas antes do início de uma cimeira extraordinária dos líderes europeus. 

reuters

A crise grega tem motivado várias reuniões consideradas muito importantes, "mas desta vez é decisiva", declarou o comissário, afirmando acreditar num acordo esta noite. 

A Grécia entregou novas propostas aos credores para evitar um incumprimento dos pagamentos financeiros, revelou o chefe de gabinete do presidente da Comissão Europeia, Martin Selmayr, através da rede social Twitter.

A Grécia está a menos de duas semanas de expirar o programa de resgate e o prazo para pagar 1,6 mil milhões de euros ao FMI, o que acontece a 30 de junho.



  • Grécia admite cortar nas pensões para evitar saída do euro
    2:51

    Economia

    O governo grego admite mexer nas pensões para evitar a saída do euro. O novo plano de reformas foi preparado este fim-de-semana em dois conselhos de ministros extraordinários e com muitos telefonemas pelo meio. Tsipras esteve em contacto direto com o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, também com a chanceler alemã Angela Merkel, e ainda com o Presidente de França, François Hollande, para lhes apresentar as novas propostas. O Presidente francês afirmou mesmo que a Grécia já não pode perder mais tempo.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.