sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Investidores acreditam que vai haver acordo entre a Grécia e credores nos próximos dias

Nos mercados financeiros foi um dia de euforia com os investidores a acreditar que haverá um acordo entre a Grécia e os credores, senão hoje,  nos próximos dias.

Daniel Ochoa de Olza

As bolsas europeias subiram entre 1,8% em Londres e cerca de 4% em Madrid. A praça de Atenas que fecha uma hora antes das outras acabou por disparar 9%. 

O optimismo também contagiou o mercado da dívida, com todas as taxas em queda. No caso das obrigações portuguesas a descida foi de mais de 30 pontos base. 
  • Passos espera solução que funcione para a Grécia e toda a zona Euro
    1:29

    Crise na Grécia

    O primeiro ministro garante que não há nenhum país da zona euro que não queira chegar a acordo com a Grécia. Em declarações no final da Cimeira Ibérica, em Baiona, Passos Coelho não quis comentar a última proposta do Governo de Tsipras, porque ainda não a conhece. O chefe do governo espanhol diz que o atraso nas negociações está a afetar sobretudo o povo grego. Mariano Rajoy defende a solidariedade mas lembra que os compromissos têm de ser cumpridos.

  • Propostas gregas chegaram em cima da hora
    1:46

    Crise na Grécia

    Terminou sem acordo a reunião do Eurogrupo. O encontro durou pouco mais de uma hora. Os ministros das finanças da zona euro vão voltar a reunir-se nos próximos dias para continuar a discutir a crise grega e as propostas de Atenas. A correspondente da SIC Susana Frexes explica.

  • Credores vão fazer análise detalhada a novas propostas da Grécia
    0:54

    Crise na Grécia

    Os chefes de Estado e de Governo da Zona Euro estão reunidos em Bruxelas para uma cimeira extraordinária sobre a Grécia. O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dusselbloem, e o comissário europeu dos assuntos económicos, Pierre Moscovici, dizem que os credores têm agora de analisar, de forma detalhada, as novas propostas do Governo de Atenas. Ainda assim, os dois responsáveis consideram que esta nova lista é um bom ponto de partida para recomeçar as negociações.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.