sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo volta a reunir-se amanhã à tarde para analisar propostas gregas

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se na quarta-feira, em Bruxelas, a partir das 19:00 locais (18:00 de Lisboa), para apreciar as propostas do Governo grego, anunciou hoje o Eurogrupo.

© Yannis Behrakis / Reuters

Na segunda-feira, no final de uma cimeira dos chefes de Estado e de Governo da zona euro convocada com caráter de urgência para discutir a situação da Grécia, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, já indicara que as propostas apresentadas horas antes por Atenas iriam ser apreciadas pelas instituições e avaliadas pelos ministros das Finanças da zona euro numa nova reunião do Eurogrupo na quarta-feira.

O Eurogrupo, que já se reuniu na segunda-feira, mas então sem elementos suficientes para se pronunciar, irá dispor já de uma avaliação mais detalhada por parte das instituições do agora chamado 'Grupo de Bruxelas' - Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE) -- às propostas apresentadas pelo Governo grego, com vista a um acordo sobre a continuação do programa de assistência financeira, que expira dentro de uma semana, e ao desbloqueamento da última tranche do 'resgate', de 7,2 mil milhões de euros.

Dinheiro que Atenas precisa urgentemente para fazer face aos seus compromissos, incluindo um pagamento de 1,6 mil milhões de euros ao FMI até dia 30 de junho.

A maior parte dos responsáveis europeus considerou que, numa primeira análise, a mais recente proposta do Governo liderado por Alexis Tsipras constitui "finalmente" uma boa base para se alcançar um acordo, ainda esta semana, entre a nova reunião extraordinária do Eurogrupo de quarta-feira e a cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE agendada para quinta e sexta-feira, ambas em Bruxelas.

Portugal estará representado na reunião do Eurogrupo pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e na cimeira de líderes pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que já participaram nas reuniões de segunda-feira.


Lusa
  • Futuro acordo para a Grécia terá de ser aprovado no Parlamento de Atenas

    Crise na Grécia

    As negociações com Atenas para desbloquear o empréstimo dos credores internacionais prosseguem. Amanhã há nova reunião do Eurogrupo. Os líderes europeus aplaudiram as novas medidas de consolidação orçamental apresentas pelo Executivo grego e admitem que foram feitos progressos.  Ainda assim, ontem a reunião do Eurogrupo e a Cimeira extraordinária terminaram sem acordo e, mesmo que se chegue a consenso em Bruxelas, o plano ainda tem de ser aprovado no Parlamento grego, onde o Syriza não tem maioria absoluta.   

  • Acordo final pode permitir devolução de 1,9 mil M€ à Grécia
    2:21

    Crise na Grécia

    Não houve acordo sobre a Grécia mas mantém-se a esperança que ele possa chegar ainda esta semana. Em Bruxelas, os chefes de Estado e de Governo da zona euro fizeram pressão para que um entendimento seja alcançado até ao final de amanhã. Um acordo que permitiria aos gregos receberem antes do fim do mês os lucros que o BCE e os bancos centrais nacionais da zona euro fizeram com a dívida grega em 2014.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.