sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Futuro acordo para a Grécia terá de ser aprovado no Parlamento de Atenas

As negociações com Atenas para desbloquear o empréstimo dos credores internacionais prosseguem. Amanhã há nova reunião do Eurogrupo. Os líderes europeus aplaudiram as novas medidas de consolidação orçamental apresentas pelo Executivo grego e admitem que foram feitos progressos.  Ainda assim, ontem a reunião do Eurogrupo e a Cimeira extraordinária terminaram sem acordo e, mesmo que se chegue a consenso em Bruxelas, o plano ainda tem de ser aprovado no Parlamento grego, onde o Syriza não tem maioria absoluta.   

© Yannis Behrakis / Reuters

Os progressos nas negociações tiveram um impacto positivo nos mercados financeiros, com as bolsas europeias em forte alta e as taxas de juro da dívida a descerem.  


O porta voz do Governo de Atenas já apelou ao sentido de responsabilidade dos deputados. Alguns órgãos de comunicação dizem que a proposta dificilmente passará porque as medidas são antissociais. 


Na Grécia, a expetativa mantém-se, assim como o receio de novas medidas de austeridade.

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.