sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Encontros multiplicam-se antes da terceira reunião do Eurogrupo

O primeiro-ministro grego e os credores internacionais de Atenas voltaram a reunir-se esta manhã para tentar chegar a um acordo sobre a ajuda ao país, horas antes da terceira reunião do Eurogrupo da semana e do Conselho Europeu. 

JULIEN WARNAND/ EPA

O encontro teve início às 9:00 horas (10:00 horas em Lisboa) na sede da Comissão Europeia e nele participam, além de Alexis Tsipras, os presidentes do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker, do Banco Central Europeu (BCE, Mario Draghi, e do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o responsável pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling. 


As mesmas personalidades reuniram-se por duas vezes na quarta-feira, sem que se tenha chegado a qualquer acordo sobre a entrega de uma parcela de 7,2 mil milhões de euros da ajuda externa à Grécia, ma próxima terça-feira, dia em que Atenas tem que pagar 1,6 mil milhões de euros de empréstimos ao FMI, sem que tenha dinheiro para isso. 


Os encontros multiplicam-se com o aproximar da hora do início da terceira reunião dos ministros das Finanças da zona euro, marcado para as 13:00 horas (14:00 horas em Lisboa). 


Hoje e sexta-feira reúne-se também o Conselho Europeu, em que Portugal está representado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. 


Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14