sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo termina sem acordo para a Grécia

A reunião de hoje dos ministros das Finanças da zona euro em Bruxelas foi dada por encerrada. E não foi ainda alcançado um acordo com a Grécia, segundo fontes diplomáticas. O FMI já deu como certo que os gregos não vão pagar a dívida até 30 de junho.

© Philippe Wojazer / Reuters

O Eurogrupo foi suspenso por tempo indeterminado. duas horas do início da reunião, por volta das 15:30, hora de Lisboa. Cerca de uma hora depois, foi dado como terminado. 

Foi o terceiro encontro dos ministros das Finanças do euro no espaço de quatro dias, o terceiro a fracassar na busca de um acordo com a Grécia, quando faltam cinco dias para terminar a atual programa de assistência e Atenas ter de pagar 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional.

O FMI, segundo a France Press, garantiu já que a Grécia não será capaz de saldar a dívida até 30 de junho.

Entretanto, começou a cimeira de líderes da União Europeia e, apesar de não constar da agenda oficial, o tema Grécia deverá ser debatido entre os chefes de Estado e de Governo dos 28. A cimeira começou pelas 16:30 (15:30 de Lisboa) e Portugal está representado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.



Com Lusa