sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Mantém-se o impasse grego

O primeiro-ministro grego está hoje reunido com os dirigentes das entidades credoras da Grécia para alcançar um acordo antes do arranque da reunião do Eurogrupo, marcada para o meio-dia.  

© Yves Herman / Reuters

A reunião de ontem entre Alexis Tsipras e os presidentes da Comissão Europeia, Eurogrupo, e Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional, durou menos de duas horas. Os cinco concordaram em reiniciar o encontro esta manhã na esperança de conseguirem um acordo antes da reunião do Eurogrupo.

As negociações entre a Grécia e os credores vão dominar as atenções tanto do Eurogrupo como do Conselho Europeu, apesar de não constar da agenda da cimeira que junta os chefes de Estado e de Governo em Bruxelas.

A poucos dias de a Grécia ter de pagar 1,6 mil milhões de euros ao FMI e sem dinheiro para fazer face a esse compromisso se não conseguir um acordo com os União Europeia e Fundo Monetário Internacional, têm-se sucedido as reuniões para pôr fim ao impasse quanto às medidas a executar por Atenas que permitam fechar o atual programa de resgate e assim desbloquear a última 'tranche' de 7,2 mil milhões de euros.

Hoje, pelas 12:00 de Lisboa (13:00 locais), acontece em Bruxelas mais uma reunião do Eurogrupo, a quarta em sete dias, depois do encontro de emergência que juntou na quarta-feira à noite os ministros das Finanças da zona euro ter sido suspenso devido à falta de matéria para os ministros chegarem a um entendimento.

Após o almoço, pelas 14:00 (15:00 em Lisboa), também arranca na capital belga o Conselho Europeu e, apesar de a agenda oficial ser dominada pelo problema dos migrantes e o referendo britânico sobre a permanência na UE, os chefes de Estado e de Governo dos 28 não deixarão de discutir a Grécia e o risco de um incumprimento ('default') ou, em caso de um sinal positivo do Europgrupo, o desbloquear da situação que se arrasta há meses.


Com Lusa
  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16