sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Princípio de acordo entre credores mas Grécia não cede

O primeiro-ministro grego e os credores internacionais chegaram esta manhã a um princípio de acordo entre as várias instituições credoras da Grécia, mas os gregos não terão aceite as condições da Comissão Europeia, do BCE e do FMI. Os documentos técnicos aprovados seguem agora para a reunião do Eurogrupo, para validação pelos ministros das Finanças da zona euro.

JULIEN WARNAND

O encontro teve início às 9:00 horas (10:00 horas em Lisboa) na sede da Comissão Europeia e nele participaram, além de Alexis Tsipras, os presidentes do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker, do Banco Central Europeu (BCE, Mario Draghi, e do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o responsável pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling. 

As mesmas personalidades reuniram-se por duas vezes na quarta-feira, sem que se tenha chegado a qualquer acordo sobre a entrega de uma parcela de 7,2 mil milhões de euros da ajuda externa à Grécia, ma próxima terça-feira, dia em que Atenas tem que pagar 1,6 mil milhões de euros de empréstimos ao FMI, sem que tenha dinheiro para isso. 

Os encontros multiplicam-se com o aproximar da hora do início da terceira reunião dos ministros das Finanças da zona euro, marcado para as 13:00 horas (14:00 horas em Lisboa). 


Com Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".