sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

BCE aumenta pela 6ª vez níveis de liquidez para a banca grega

O  Banco Central Europeu (BCE) concedeu hoje, pelo sexto dia útil consecutivo, nova liquidez de urgência aos bancos gregos através de créditos de emergência, informaram fontes próximas da entidade monetária europeia.

© Dado Ruvic / Reuters

"Hoje houve uma teleconferência do conselho do governo do BCE sobre a linha de liquidez de emergência, durante a qual o organismo esteve de acordo com os pedidos do Banco da Grécia", assinalaram as fontes que, à semelhança dos dias anteriores, não revelaram os montantes envolvidos.

Desde a passada quarta-feira é a quinta vez que a instituição liderada por Mário Draghi atua para resolver os problemas de liquidez da banca grega, a braços com levantamentos em massa de dinheiro pelos cidadãos helénicos, preocupados com uma eventual saída do euro.

Lusa
  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.