sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Varoufakis garante que Grécia quer continuar na zona euro

A Grécia está determinada em permanecer na zona euro. A garantia é do ministro das Finanças de Atenas. Em entrevista à radio irlandesa RTE, Yanis Varoufakis garante que a Grécia fez tudo para acomodar as estranhas exigências dos credores, mas não pode aceitar uma solução inviável para o país. 

© Francois Lenoir / Reuters

Estes são os ecos das difíceis negociações que duram há meses e mantêm a Grécia à beira da bancarrota. 


Varoufakis disse também ontem que, "curiosamente", vários homólogos no seio do Eurogrupo discordam não só da proposta de Atenas como também daquela apresentada pelas instituições, e indicou que as discussões prosseguirão até haver acordo.  


Falando à saída da reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, a terceira nos últimos quatro dias, que terminou ainda sem um compromisso entre a Grécia e os seus credores, Varoufakis adiantou que as instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) vão voltar a analisar "os dois documentos", a sua própria proposta e aquela apresentada pelo governo grego.

  • Grécia domina a reunião agendada para discutir crise migratória na Europa
    3:15

    Mundo

    A reunião do Conselho Europeu tinha como objetivo discutir a crise migratória na Europa. A Grécia acabou por dominar a reunião. A chanceler alemã e o presidente francês consideram que a reunião de amanhã entre os ministros da zona euro é decisiva para um acordo com o primeiro-ministro grego. Ainda assim, os líderes dos 28 estados-membros da União Europeia tiveram tempo para acordar repartir entre si 40 mil refugiados da Síria e Eritreia nos próximos dois anos. A distribuição que será feita com base em quotas voluntárias.

  • "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
    3:20
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39

    Mundo

    As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.