sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

BCE mantém torneira aberta à banca grega

O Banco Central Europeu decidiu hoje manter os empréstimos de emergência aos bancos gregos nos atuais níveis e o banco nacional grego comprometeu-se a adotar "todas as medidas necessárias para garantir a segurança financeira".

© Marko Djurica / Reuters

Em comunicado, o Banco Central Europeu (BCE) assegura que vai observar de perto a situação a Grécia. 

"Nas circunstâncias atuais, o Conselho de Governadores [do BCE] decidiu manter o teto máximo da linha de financiamento de emergência aos bancos gregos no nível decidido na sexta-feira", lê-se no comunicado.

O BCE abre a porta a uma solução política, para evitar a derrapagem da economia grega, apesar do fracasso das negociações, no sábado, em Bruxelas. 

Os bancos gregos continuarão, assim, sob supervisão internacional. Porém, o BCE avisa que está a examinar "com atenção a situação e suas potenciais implicações para a posição da política monetária".

No mesmo comunicado do BCE, o chefe do Banco da Grécia, Yannis Stournaras, garante que vai adotar "todas as medidas necessárias para garantir a segurança financeira para os cidadãos gregos nestas circunstâncias difíceis".

Os 25 membros do Conselho de Governadores do BCE, que hoje se reuniram, podiam ter fechado a torneira do financiamento aos bancos gregos, depois de o Eurogrupo ter decidido, no sábado, depois de cinco meses de negociações infrutíferas, deixar expirar o prazo de resgate da Grécia, que termina na terça-feira.

O Eurogrupo recusou dilatar o prazo, para esperar o resultado do referendo convocado pelo Governo grego para 05 de julho, no qual o povo grego será chamado a dizer se aceita ou não as condições dos credores internacionais para um acordo com Atenas.



Com Lusa
  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52