sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

BCE mantém torneira aberta à banca grega

O Banco Central Europeu decidiu hoje manter os empréstimos de emergência aos bancos gregos nos atuais níveis e o banco nacional grego comprometeu-se a adotar "todas as medidas necessárias para garantir a segurança financeira".

© Marko Djurica / Reuters

Em comunicado, o Banco Central Europeu (BCE) assegura que vai observar de perto a situação a Grécia. 

"Nas circunstâncias atuais, o Conselho de Governadores [do BCE] decidiu manter o teto máximo da linha de financiamento de emergência aos bancos gregos no nível decidido na sexta-feira", lê-se no comunicado.

O BCE abre a porta a uma solução política, para evitar a derrapagem da economia grega, apesar do fracasso das negociações, no sábado, em Bruxelas. 

Os bancos gregos continuarão, assim, sob supervisão internacional. Porém, o BCE avisa que está a examinar "com atenção a situação e suas potenciais implicações para a posição da política monetária".

No mesmo comunicado do BCE, o chefe do Banco da Grécia, Yannis Stournaras, garante que vai adotar "todas as medidas necessárias para garantir a segurança financeira para os cidadãos gregos nestas circunstâncias difíceis".

Os 25 membros do Conselho de Governadores do BCE, que hoje se reuniram, podiam ter fechado a torneira do financiamento aos bancos gregos, depois de o Eurogrupo ter decidido, no sábado, depois de cinco meses de negociações infrutíferas, deixar expirar o prazo de resgate da Grécia, que termina na terça-feira.

O Eurogrupo recusou dilatar o prazo, para esperar o resultado do referendo convocado pelo Governo grego para 05 de julho, no qual o povo grego será chamado a dizer se aceita ou não as condições dos credores internacionais para um acordo com Atenas.



Com Lusa
  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.