sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bancos gregos e bolsa de valores não vão abrir amanhã

Os bancos gregos vão mesmo estar fechados amanhã e podem ficar encerrados até dia 5 de julho, data do referendo, sobre o acordo com os credores, confirmou o primeiro-ministro grego. A bolsa de valores de Atenas também não vai abrir esta segunda-feira e a qualquer momento vão ser anunciadas medidas de controlo de capitais, como a imposição de limites aos levantamentos e transferências. 

© Yannis Behrakis / Reuters

A decisão saiu do Conselho de Estabilidade Financeira da Grécia, que esteve reunido esta tarde e que contou com a presença do ministro grego das Finanças, do governador do banco da Grécia, do presidente da associação de bancos e da bolsa de valores.

Em termos económicos, a situação pode piorar e muito. A quebra no turismo pode ser grande. Há já vários países a aconselharem os respetivos cidadãos a levarem dinheiro suficiente para a Grécia, uma vez que os bancos gregos podem não o disponibilizar. 

As medidas de controlo de capitais que podem vir a ser adoptadas na Grécia só foram ainda utilizadas uma vez, pelo Chipre. 
  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.