sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bancos gregos e bolsa de valores não vão abrir amanhã

Os bancos gregos vão mesmo estar fechados amanhã e podem ficar encerrados até dia 5 de julho, data do referendo, sobre o acordo com os credores, confirmou o primeiro-ministro grego. A bolsa de valores de Atenas também não vai abrir esta segunda-feira e a qualquer momento vão ser anunciadas medidas de controlo de capitais, como a imposição de limites aos levantamentos e transferências. 

© Yannis Behrakis / Reuters

A decisão saiu do Conselho de Estabilidade Financeira da Grécia, que esteve reunido esta tarde e que contou com a presença do ministro grego das Finanças, do governador do banco da Grécia, do presidente da associação de bancos e da bolsa de valores.

Em termos económicos, a situação pode piorar e muito. A quebra no turismo pode ser grande. Há já vários países a aconselharem os respetivos cidadãos a levarem dinheiro suficiente para a Grécia, uma vez que os bancos gregos podem não o disponibilizar. 

As medidas de controlo de capitais que podem vir a ser adoptadas na Grécia só foram ainda utilizadas uma vez, pelo Chipre. 
  • Rebeldes sírios e Daesh confrontam-se na cidade de Al-Bab
    0:44

    New Articles

    Depois da operação militar da Turquia na cidade síria Al-Bab, os rebeldes sirios retomam os confrontos diretos com militantes do Daesh. Foram hoje reveladas imagens publicadas numa rede social, que mostram a cidade de Al-Bab, um dos principais alvos dos combates entre a Turquia e o aliados ocidentais, o Daesh e alguns dos rebeldes que lutam contra o regime de Bashar Al-Assad.