sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

FMI reafirma empenho em colaborar com autoridades gregas

A diretora-geral do FMI exprimiu hoje o seu "desapontamento" com os resultados "inconclusivos" das discussões recentes entre a Grécia e os seus credores, reafirmando, no entanto, o empenho em continuar a colaborar com as autoridades gregas.

© Francois Lenoir / Reuters

Christine Lagarde salienta, num comunicado, que "os próximos dias serão claramente importantes" e congratula-se com as declarações do Eurogrupo e do Banco Central Europeu (BCE) no sentido de recorrerem a "todos os instrumentos disponíveis para preservar a integridade e estabilidade" da zona euro.

 "Estas declarações confirmam que a zona euro tem hoje uma posição sólida para responder aos desenvolvimentos de forma atempada e efetivo, como é necessário", acrescenta, no mesmo documento.

Sublinha ainda que é necessária uma abordagem "equilibrada" para restaurar a estabilidade económica e o crescimento na Grécia, "com medidas estruturais e orçamentais adequadas, apoiadas por financiamento adequado e medidas de sustentabilidade da dívida", estando o Fundo Monetário Internacional "preparado para prosseguir essa abordagem com a Grécia e os parceiros europeus".

A diretora-geral do Fundo adianta que o FMI vai continuar a acompanhar "cuidadosamente" a evolução da Grécia "e outros países próximos e está preparado para fornecer a assistência necessária". 


Lusa
  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.