sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

FMI reafirma empenho em colaborar com autoridades gregas

A diretora-geral do FMI exprimiu hoje o seu "desapontamento" com os resultados "inconclusivos" das discussões recentes entre a Grécia e os seus credores, reafirmando, no entanto, o empenho em continuar a colaborar com as autoridades gregas.

© Francois Lenoir / Reuters

Christine Lagarde salienta, num comunicado, que "os próximos dias serão claramente importantes" e congratula-se com as declarações do Eurogrupo e do Banco Central Europeu (BCE) no sentido de recorrerem a "todos os instrumentos disponíveis para preservar a integridade e estabilidade" da zona euro.

 "Estas declarações confirmam que a zona euro tem hoje uma posição sólida para responder aos desenvolvimentos de forma atempada e efetivo, como é necessário", acrescenta, no mesmo documento.

Sublinha ainda que é necessária uma abordagem "equilibrada" para restaurar a estabilidade económica e o crescimento na Grécia, "com medidas estruturais e orçamentais adequadas, apoiadas por financiamento adequado e medidas de sustentabilidade da dívida", estando o Fundo Monetário Internacional "preparado para prosseguir essa abordagem com a Grécia e os parceiros europeus".

A diretora-geral do Fundo adianta que o FMI vai continuar a acompanhar "cuidadosamente" a evolução da Grécia "e outros países próximos e está preparado para fornecer a assistência necessária". 


Lusa
  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.