sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Marcada manifestação para amanhã em Atenas

Vários movimentos sociais gregos convocaram para segunda-feira às 19:30 (17:30 em Lisboa) uma manifestação de solidariedade para com o Governo grego, que irá decorrer na praça Syntagma, no centro de Atenas, disse à Lusa fonte da organização.

EPA

A mesma fonte indicou que a manifestação foi marcada para demonstrar solidariedade para com o Governo de Alexis Tsipras e para contestar as medidas de austeridade e o que consideram ser "chantagem das instituições europeias" para com "o povo grego". 

Os organizadores, que dizem ser favoráveis à realização do referendo marcado para 05 de julho, esperam que milhares de pessoas se desloquem à praça, depois da decisão de sábado do Eurogrupo de não aceitar um prolongamento do prazo do plano de resgate à Grécia, que termina na próxima terça-feira.

Entretanto, hoje, o primeiro-ministro grego anunciou que solicitou novamente aos credores um prolongamento do resgate financeiro, que foi rejeitado pelo Eurogrupo no sábado.

Numa mensagem transmitida através da televisão, após um Conselho de Ministros de emergência, Tsipras informou que pediu ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e aos líderes da zona euro o prolongamento do resgate por alguns dias.

Alexis Tsipras disse ainda que a Grécia vai introduzir o controlo de capitais e anunciou que os bancos vão estar encerrados na segunda-feira, garantindo que as poupanças, salários e pensões estão a salvo.
Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.