sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras enviou à UE novo pedido de prolongamento da ajuda financeira

O primeiro-ministo grego falou à nação ao final da tarde de hoje. Tsipras disse que enviou um novo pedido aos parceiros para prolongarem o programa de resgate. Confirmou o encerramento temporário dos bancos gregos, assegurando que estão garantidas as poupanças, salários e pensões dos cidadãos. 

© POOL New / Reuters

Considera que a recusa de ontem do Eurogrupo é um insulto e uma vergonha.

Disse também que a decisão do banco central europeu de não aumentar a linha de emergência para os bancos gregos obrigou o governo a tomar medidas de controlo de capitais, como a imposição de limites aos levantamentos e transferências.

Numa mensagem transmitida através da televisão, após um Conselho de Ministros de emergência, Tsipras informou que pediu ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e aos líderes da zona euro o prolongamento do resgate por alguns dias.

O primeiro-ministro declarou igualmente que a Grécia vai introduzir o controlo de capitais e anunciou que os bancos vão estar encerrados na segunda-feira, garantindo que as poupanças, salários e pensões estão a salvo.
  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.