sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Líderes do Parlamento Europeu reúnem-se de emergência com Juncker

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e os líderes dos grupos parlamentares vão ter hoje uma reunião de emergência com o presidente da Comissão Europeia para discutir a situação da Grécia. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Vincent Kessler / Reuters

O encontro entre os líderes do Parlamento Europeu e Jean-Claude Juncker arrancará pelas 14:45 (hora de Bruxelas, menos uma em Lisboa).

A situação na Grécia agravou-se, e é agora uma incógnita o que poderá acontecer, depois de Atenas e os parceiros da zona euro terem terminado as negociações no sábado de madrugada perante o anúncio por Atenas de um referendo a 05 de julho às propostas dos europeus sobre o programa de resgate, que termina na terça-feira.

Esta terça-feira expira também o prazo para a Grécia pagar quase 1.600 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI), o que não deverá acontecer, ficando o país em incumprimento perante este credor.

Perante a perspetiva de pânico generalizado face ao impacto do anúncio do referendo e à perspetiva de 'default', a Grécia anunciou que os bancos ficarão fechados nos próximos dias, uma situação que se manterá até dia 06 de julho, dia seguinte ao referendo sobre o programa de resgate. Está ainda limitado o levantamento de dinheiro a 60 euros diários.


Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.