sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Presidente da Comissão Europeia pede ao povo grego que vote sim no referendo

Presidente da Comissão Europeia pede ao povo grego que vote sim no referendo

O presidente da Comissão Europeia pede ao povo grego que vote sim no referendo de domingo. Num discurso emotivo, Jean-Claude Juncker defendeu que os credores foram demasiado flexíveis com o Governo de Atenas, e diz estar profundamente triste pelo "espectáculo" dado pelo Eurogrupo no fim de semana.

  • "Não no referendo significaria que a Grécia diz não à Europa"
    0:47

    Crise na Grécia

    O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse hoje que uma vitória do "não" no referendo de domingo na Grécia é também um não à União Europeia (UE). "Um 'não' [no referendo] significaria, independentemente da questão finamente colocada, que a Grécia diz não à Europa", disse Juncker, numa conferência de imprensa, em Bruxelas, apelando aos gregos para votarem "sim". "Vou pedir ao povo grego que vote 'sim'", disse, acrescentando que o referendo é "o momento da verdade" para a Grécia.

  • Juncker critica atitude do Governo grego
    2:33

    Crise na Grécia

    O presidente da Comissão Europeia garante tudo ter feito para que fosse possível chegar a um acordo com a Grécia. Fala em mentiras, ameaças e insultos, nos últimos dias, que prejudicaram e em muito as negociações. Jean Claude Juncker deixou claro hoje, num discurso em Bruxelas, que a proposta feita a Atenas é equilibrada e será mesmo a última proposta.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.