sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Presidente da Comissão Europeia pede ao povo grego que vote sim no referendo

Presidente da Comissão Europeia pede ao povo grego que vote sim no referendo

O presidente da Comissão Europeia pede ao povo grego que vote sim no referendo de domingo. Num discurso emotivo, Jean-Claude Juncker defendeu que os credores foram demasiado flexíveis com o Governo de Atenas, e diz estar profundamente triste pelo "espectáculo" dado pelo Eurogrupo no fim de semana.

  • "Não no referendo significaria que a Grécia diz não à Europa"
    0:47

    Crise na Grécia

    O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse hoje que uma vitória do "não" no referendo de domingo na Grécia é também um não à União Europeia (UE). "Um 'não' [no referendo] significaria, independentemente da questão finamente colocada, que a Grécia diz não à Europa", disse Juncker, numa conferência de imprensa, em Bruxelas, apelando aos gregos para votarem "sim". "Vou pedir ao povo grego que vote 'sim'", disse, acrescentando que o referendo é "o momento da verdade" para a Grécia.

  • Juncker critica atitude do Governo grego
    2:33

    Crise na Grécia

    O presidente da Comissão Europeia garante tudo ter feito para que fosse possível chegar a um acordo com a Grécia. Fala em mentiras, ameaças e insultos, nos últimos dias, que prejudicaram e em muito as negociações. Jean Claude Juncker deixou claro hoje, num discurso em Bruxelas, que a proposta feita a Atenas é equilibrada e será mesmo a última proposta.

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão