sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo volta a reunir-se por videoconferência esta quarta-feira às 10:30

O Eurogrupo vai-se voltar a reunir por videoconferência esta quarta-feira às 10:30. O presidente do Eurogrupo diz que é demasiado tarde para estender o atual programa de assistência à Grécia. 

Phil Nijhuis

Na sua conta da rede social de twitter, o ministro das Finanças finlandês, Alexander Stubb, indica que a proposta apresentada hoje pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, continha três pedidos, e escreve que dois, a extensão do atual programa e um perdão de dívida "não são possíveis", enquanto o terceiro, um novo empréstimo do mecanismo europeu de estabilidade, será analisado segundo "o procedimento habitual", ou seja, mais tarde.

Por seu lado, o porta-voz do presidente do Eurogrupo anunciou, também na mesma rede social, que na quarta-feira de manhã haverá uma nova teleconferência dos ministros das Finanças da zona euro, após o anúncio de uma nova carta das autoridades gregas.  

Com Lusa

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48