sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia propõe à União Europeia novo acordo de financiamento a dois anos

A Grécia pediu hoje à União Europeia um novo acordo de financiamento a dois anos para salvar o país da crise, anunciou o gabinete do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.  

Daniel Ochoa de Olza

Num documento dirigido ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), o governo grego afirma que "continua à mesa das negociações" e "propôs hoje um acordo de dois anos" para cobrir as suas necessidades de financiamento. 

O documento não detalha o conteúdo do novo plano de assistência apresentado pela Grécia. 

Interrogado pela agência France Presse (AFP), o Fundo de Estabilização recusou comentar a situação. 

A proposta surge horas antes do fim do prazo para a Grécia reembolsar o Fundo Monetário Internacional (FMI) em quase 1.600 milhões de euros. 

"O governo grego vai procurar até ao fim uma solução viável no interior do euro", acrescenta em comunicado o gabinete de Alexis Tsipras, segundo o qual o referendo de domingo deverá enviar "uma mensagem de um 'Não' a um mau acordo".

Vários dirigentes europeus declararam entender que uma vitória do 'Não' no referendo será interpretada como um 'Não' à moeda única. 

A iniciativa grega acontece um dia depois de o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, propor uma solução "de último minuto", pedindo ao Governo grego para "aceitar o último plano dos credores datado de sábado e comprometer-se a apelar aos gregos que votem 'sim' no referendo de domingo".

O referendo referir-se-á não à última proposta referida por Juncker, mas a uma precedente, datada de 25 de julho, e que Atenas já rejeitou categoricamente.

Lusa

 

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.