sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia propõe à União Europeia novo acordo de financiamento a dois anos

A Grécia pediu hoje à União Europeia um novo acordo de financiamento a dois anos para salvar o país da crise, anunciou o gabinete do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.  

Daniel Ochoa de Olza

Num documento dirigido ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), o governo grego afirma que "continua à mesa das negociações" e "propôs hoje um acordo de dois anos" para cobrir as suas necessidades de financiamento. 

O documento não detalha o conteúdo do novo plano de assistência apresentado pela Grécia. 

Interrogado pela agência France Presse (AFP), o Fundo de Estabilização recusou comentar a situação. 

A proposta surge horas antes do fim do prazo para a Grécia reembolsar o Fundo Monetário Internacional (FMI) em quase 1.600 milhões de euros. 

"O governo grego vai procurar até ao fim uma solução viável no interior do euro", acrescenta em comunicado o gabinete de Alexis Tsipras, segundo o qual o referendo de domingo deverá enviar "uma mensagem de um 'Não' a um mau acordo".

Vários dirigentes europeus declararam entender que uma vitória do 'Não' no referendo será interpretada como um 'Não' à moeda única. 

A iniciativa grega acontece um dia depois de o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, propor uma solução "de último minuto", pedindo ao Governo grego para "aceitar o último plano dos credores datado de sábado e comprometer-se a apelar aos gregos que votem 'sim' no referendo de domingo".

O referendo referir-se-á não à última proposta referida por Juncker, mas a uma precedente, datada de 25 de julho, e que Atenas já rejeitou categoricamente.

Lusa

 

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.