sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Merkel não volta às negociações com a Grécia antes do referendo de domingo

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que a Alemanha não vai voltar a entrar em negociações com a Grécia antes do referendo convocado para este domingo, avançou fonte parlamentar.  

Markus Schreiber

"Antes do referendo, a Alemanha não pode negociar um novo pedido" de assistência, terá afirmado Merkel de acordo com este parlamentar do partido de Merkel, a União Democrata Cristã, citado pela AFP.

O gabinete do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou hoje que pediu à União Europeia um novo acordo de financiamento a dois anos para salvar o país da crise.

Num documento dirigido ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira, o governo grego afirma que "continua na mesa das negociações" e "propôs hoje um acordo de dois anos" para cobrir as suas necessidades de financiamento.

A proposta surge horas antes do fim do prazo para a Grécia reembolsar o Fundo Monetário Internacional (FMI) em quase 1.600 milhões de euros.

Na sexta-feira, a crise que opõe o Governo grego aos credores internacionais (Comissão Europeia, FMI e Banco Central Europeu) assumiu um rumo inédito: o primeiro-ministro grego anunciou a convocação de um referendo para 05 de julho sobre o programa apresentado pelos credores para desbloquear ajuda financeira ao país.

Lusa

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.