sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Conselho da Europa considera que referendo da Grécia viola regras

O Conselho da Europa considerou hoje que o referendo a realizar no domingo na Grécia desrespeita os padrões desta instituição para consultas populares, nomeadamente no que respeita ao curto prazo em que foi marcado.  

Petros Karadjias

"É evidente que o prazo é demasiado curto face aos nossos padrões", disse à AFP o porta-voz da instituição Daniel Holtgen.

Os padrões referidos, esclareceu, correspondem às recomendações da Comissão de Veneza, órgão jurídico do Conselho, e que são frequentemente seguidas em matéria constitucional.

Segundo Holtgen, "os eleitores devem saber quais são as perguntas com pelo menos duas semanas de antecedência, o que não foi o caso".

Outro dos pontos é a necessidade de as questões a referendar "serem muito claras e compreensíveis", o que o Conselho da Europa considera não se verificar.

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, convocou com nove dias de antecedência - a 24 de junho para o próximo domingo - um referendo à proposta dos credores europeus.

O programa de assistência à Grécia expirou na terça-feira, dia em que Atenas falhou ainda um pagamento ao Fundo Monetário Internacional.

A situação conheceu desenvolvimentos também na terça-feira, com Tsipras a enviar novas propostas para avaliação dos credores que se reuniram nesse mesmo dia e voltam hoje a analisar os documentos, via teleconferência.

O Conselho da Europa é uma instituição de defesa dos direitos humanos, com sede em Estrasburgo, e integra 47 Estados-membros, incluindo todos os da União Europeia.

Lusa

  • Pensionistas gregos queixam-se que dinheiro mal dá para sobreviver
    2:51

    Crise na Grécia

    Uma das medidas de austeridade mais polémicas é o corte nas pensões. Na Grécia, como em Portugal, os pensionistas e reformados queixam-se que o dinheiro já mal chega para sobreviver. Esta manhã, milhares de pensionistas voltaram a correr aos balcões dos bancos para tentar levantar mais algum dinheiro. A reportagem é dos enviados da SIC à Grécia, Anselmo Crespo e Rodrigo Lobo.

  • Teleconferência do Eurogrupo adiada para as 16:30 de Lisboa

    Crise na Grécia

    A reunião por teleconferência dos ministros das Finanças da zona euro, que deveria acontecer esta manhã, foi adiada para as 16:30 (hora de Lisboa). O anúncio do adiamento foi dado pelo chefe de gabinete do presidente do Eurogrupo através da rede social Twitter, tendo informado que o encontro acontece mais tarde por "pedido de vários ministros".

  • Grécia apresenta contraproposta, Eurogrupo cético

    Crise na Grécia

    A Grécia confirma que fez uma nova proposta com correções à que foi apresentada pelos credores. A edição online do Financial Times noticiou que o governo helénico estava disposto a ceder aos credores, exigindo no entanto, que sejam feitas pequenas alterações ao documento apresentado na sexta-feira passada. Mas a contraproposta parece não colher consenso no Eurogrupo. Merkel também já disse que não haverá negociações antes do referendo de domingo.

  • Milhares manifestaram-se em Atenas a favor do "sim"
    1:39

    Crise na Grécia

    Milhares de pessoas participaram, ontem, numa manifestação em Atenas a favor do "sim" no referendo do próximo domingo. Os manifestantes contestaram o Governo de Alexis Tsypras e defendem que a Grécia deve aceitar os termos dos credores e medidas mais austeras para pagar a dívida.

  • O que cede e o que exige agora a Grécia
    3:40

    Crise na Grécia

    A Grécia deu um passo atrás e aceitou muito do que até aqui tinha vindo a rejeitar, por parte dos credores. A partir de Atenas, o primeiro-ministro grego disse estar disposto a seguir a maior parte das propostas que lhe tinham sido apresentadas. Para esta tarde está marcada uma reunião do Eurogrupo, mas a Alemanha já avsiou que qualquer decisão só deve ser tomada depois do referendo de domingo.

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

  • "A nossa guerra não deixou heróis, só vilões e vítimas"
    5:26

    Mundo

    Luaty Beirão é o rosto mais visível de um movimento de contestação ao regime angolano que começou em 2011, ano da Primavera árabe. Mas a par dos 15+2, mediatizados num processo que os condenou por lerem um livro, outros activistas arriscam diariamente a liberdade.