sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo só retoma negociações após referendo na Grécia

Os ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo) já concluíram a nova reunião por teleconferência realizada esta quarta-feira à tarde, tendo decidido prosseguir discussões sobre a ajuda à Grécia apenas após a realização do referendo previsto para domingo. O FMI já veio dizer que concordar com o adiamento dos reembolsos, como pretende a Grécia, não ajuda os países em crise.

Yorgos Karahalis / AP

"Eurogrupo unido na decisão de esperar pelo resultado do referendo na Grécia antes de mais conversações", escreveu o ministro das Finanças eslovaco, Peter Kazimir, na sua conta na rede social twitter.

Também recorrendo à sua conta de twitter, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem anunciou que a reunião -- a segunda no espaço de dois dias para discutir propostas apresentadas pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras -- já terminou, mas remeteu comentários para uma declaração gravada a ser divulgada em breve.

O primeiro-ministro grego anunciou hoje que vai manter o referendo à proposta dos credores agendado para 05 de julho e reiterou o apelo ao "não", garantindo que vai encontrar soluções após a consulta popular.

Numa mensagem à nação transmitida através da televisão, Tsipras reafirmou que os depósitos, pensões e salários dos gregos estão a salvo e que não tenciona levar o país a sair da zona euro.

O primeiro-ministro prometeu ainda que as dificuldades do povo grego serão "temporárias" e que votar "não" no referendo não significa a rutura com a Europa, mas sim um passo decisivo para conseguir um acordo melhor com os credores, que acusa de estarem a chantagear os cidadãos gregos. 

"Depois do referendo ser anunciado, recebemos propostas melhores, sobretudo no que diz respeito à reestruturação da dívida. Na segunda-feira [após o referendo], o Governo estará à mesa das negociações com melhores condições para dar ao povo grego", escreveu na sua conta na rede social Twitter.

Com Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.