sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia apresenta contraproposta, Eurogrupo cético

A Grécia confirma que fez uma nova proposta com correções à que foi apresentada pelos credores. A edição online do Financial Times noticiou que o governo helénico estava disposto a ceder aos credores, exigindo no entanto, que sejam feitas pequenas alterações ao documento apresentado na sexta-feira passada. Mas a contraproposta parece não colher consenso no Eurogrupo. Merkel também já disse que não haverá negociações antes do referendo de domingo.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Alex Tsipras enviou uma carta aos digirigentes europeus, ainda ontem à noite, a dar conta da vontade de aceitar a proposta e das alterações que pretende. Entre estas contam-se a manutenção de uma redução do IVA para as ilhas gregas e de um complemento de pensão para os beneficiários mais ricos.

No entanto, o ministro das Finanças alemão já disse hoje que esta nova oferta do primeiro-ministro grego "não é suficientemente clara". Wolfgang Schaeuble acrescentou que "não há base" para negociações sérias com Atenas.

Também uma fonte do Eurogrupo citada pela Reuters adianta que a missiva de Tsipras contém elementos que alguns ministros consideram difíceis de aceitar.

A chanceler alemã, Angela Mekel, reiterou já que, antes do referendo de domingo, não haverá negociações sobre um terceiro resgate.

O novo pedido da Grécia será analisado esta tarde na reunião por teleconferência dos ministros das Finanças da zona euro. O Eurogrupo deveria acontecer esta manhã, mas foi adiado para as 16:30 (hora de Lisboa).

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC