sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia apresenta contraproposta, Eurogrupo cético

A Grécia confirma que fez uma nova proposta com correções à que foi apresentada pelos credores. A edição online do Financial Times noticiou que o governo helénico estava disposto a ceder aos credores, exigindo no entanto, que sejam feitas pequenas alterações ao documento apresentado na sexta-feira passada. Mas a contraproposta parece não colher consenso no Eurogrupo. Merkel também já disse que não haverá negociações antes do referendo de domingo.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Alex Tsipras enviou uma carta aos digirigentes europeus, ainda ontem à noite, a dar conta da vontade de aceitar a proposta e das alterações que pretende. Entre estas contam-se a manutenção de uma redução do IVA para as ilhas gregas e de um complemento de pensão para os beneficiários mais ricos.

No entanto, o ministro das Finanças alemão já disse hoje que esta nova oferta do primeiro-ministro grego "não é suficientemente clara". Wolfgang Schaeuble acrescentou que "não há base" para negociações sérias com Atenas.

Também uma fonte do Eurogrupo citada pela Reuters adianta que a missiva de Tsipras contém elementos que alguns ministros consideram difíceis de aceitar.

A chanceler alemã, Angela Mekel, reiterou já que, antes do referendo de domingo, não haverá negociações sobre um terceiro resgate.

O novo pedido da Grécia será analisado esta tarde na reunião por teleconferência dos ministros das Finanças da zona euro. O Eurogrupo deveria acontecer esta manhã, mas foi adiado para as 16:30 (hora de Lisboa).

  • Centro comercial em Manchester evacuado

    Mundo

    Um centro comercial foi evacuado esta manhã, no centro de Manchester. Testemunhas dizem ter ouvido um "grande estrondo". O incidente acontece horas depois do ataque na Manchester Arena, no final da atuação da cantora Ariana Grande, no qual morreram pelo menos 22 pessoas. O espaço comercial em Manchester foi entretanto reaberto. A polícia começou a retirar o cordão de segurança, pouco tempo depois de ser dado o alerta. Uma pessoa foi detida.

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.