sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Teleconferência do Eurogrupo adiada para as 16:30 de Lisboa

A reunião por teleconferência dos ministros das Finanças da zona euro, que deveria acontecer esta manhã, foi adiada para as 16:30 (hora de Lisboa). O anúncio do adiamento foi dado pelo chefe de gabinete do presidente do Eurogrupo através da rede social Twitter, tendo informado que o encontro acontece mais tarde por "pedido de vários ministros".

reuters

Esta reunião acontece depois de na terça-feira ter terminado o programa de resgate à Grécia e ter expirado também o prazo para Atenas reembolsar o Fundo Monetário Internacional em quase 1.600 milhões de euros.

Ao fim da tarde de terça-feira, depois de um pedido de última hora de Atenas para uma extensão do programa de assistência, os ministros das Finanças da zona euro reuniram-se numa teleconferência de emergência.

Na sua conta da rede social de Twitter, o ministro das Finanças finlandês, Alexander Stubb, indicou que a proposta apresentada terça-feira pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, continha três pedidos, e escreve que dois, a extensão do atual programa e um perdão de dívida "não são possíveis", enquanto o terceiro, um novo empréstimo do mecanismo europeu de estabilidade, será analisado segundo "o procedimento habitual", ou seja, mais tarde.

A reunião de hoje à tarde deverá servir para o Eurogrupo analisar em mais detalhe a carta dirigida na terça-feira pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ao presidente do conselho de governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, e ao presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.