sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia não vai sair da zona euro, diz primeiro-ministro italiano

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, defendeu hoje que, qualquer que seja o resultado do referendo de domingo, a Grécia não sairá da zona euro, mas fará tudo o que puder para negociar.

© Eric Vidal / Reuters

"Na minha opinião, a Grécia não sairá do euro, fará tudo para chegar a um acordo", declarou Renzi em entrevista à televisão pública italiana Rai 1.

Segundo o chefe do executivo italiano, mesmo se a Grécia abandonasse a moeda única, isso não traria problemas económicos a Itália.

"Nesse caso, evidentemente, seria um fracasso político para todos", acrescentou.

"O que quer que aconteça, a Grécia deverá regressar à mesa das negociações e negociar um programa de ajuda", sustentou Renzi.

O líder italiano, que se reuniu na quarta-feira em Berlim com a chanceler alemã, Angela Merkel, tinha afirmado há alguns dias que o referendo na Grécia equivalia, para os gregos, a uma escolha entre o euro e o dracma.

Entrevistado em Berlim, afirmou ainda que o referendo era "um erro", mas que era necessário respeitar a opção do povo grego.

A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) pressionaram hoje fortemente a Grécia, a três dias do referendo sobre o plano dos credores de Atenas.

 

 

 

 

Lusa

 

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.