sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Bruxelas avisa que vitória do "Não" enfraquece poder negocial dos gregos

Bruxelas avisa que vitória do "Não" enfraquece poder negocial dos gregos

A Comissão Europeia avisa que, seja qual for o resultado do referendo na Grécia, o país perdeu poder negocial perante os credores. Ainda assim, Alexis Tsipras mantém o apelo ao "Não".

  • Tsipras quer corte de 30% da dívida, Dijsselbloem desmente Varoufakis

    Crise na Grécia

    O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou hoje que deseja "um corte de 30% da dívida" da Grécia e um período de carência de 20 anos para assegurar "a viabilidade" da mesma.  Entretanto, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, negou que as conversações com o Governo grego tenham sido retomadas e que um acordo entre as partes esteja próximo, desmentindo o ministro das Finanças de Atenas.

  • Tribunal grego confirma referendo no domingo

    Crise na Grécia

    O principal tribunal administrativo da Grécia, o Conselho de Estado, rejeitou o recurso de dois cidadãos contra a realização do referendo no próximo domingo. Fica assim confirmada a consulta popular, que questiona o acordo proposto pelos credores.

  • Primeiro-ministro grego apela de forma veemente ao voto no "Não"
    1:45

    Crise na Grécia

    Em vésperas do referendo, o primeiro-ministro grego apelou de forma veemente ao voto no "não". Tsipras pediu ao povo grego que digam "não" a ultimatos, a chantagens e ao medo, e que decidam com calma o futuro. Este apelo marcou o dia na Grécia. A dois dias do referendo ao plano de resgate financeiro, as sondagens indicam um empate técnico na votação.

  • Samaras acusa Tsipras de mentir ao povo grego
    0:48

    Crise na Grécia

    A campanha do "Sim" na Grécia é sobretudo feita pelo partido Nova Democracia, de Antonis Samaras. O ex-primeiro ministro grego acusou esta sexta-feira Alexis Tsipras de mentir ao povo, ao garantir que logo a seguir ao referendo vai conseguir negociar com os credores um melhor acordo para os gregos.

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.