sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Bruxelas avisa que vitória do "Não" enfraquece poder negocial dos gregos

Bruxelas avisa que vitória do "Não" enfraquece poder negocial dos gregos

A Comissão Europeia avisa que, seja qual for o resultado do referendo na Grécia, o país perdeu poder negocial perante os credores. Ainda assim, Alexis Tsipras mantém o apelo ao "Não".

  • Tsipras quer corte de 30% da dívida, Dijsselbloem desmente Varoufakis

    Crise na Grécia

    O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou hoje que deseja "um corte de 30% da dívida" da Grécia e um período de carência de 20 anos para assegurar "a viabilidade" da mesma.  Entretanto, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, negou que as conversações com o Governo grego tenham sido retomadas e que um acordo entre as partes esteja próximo, desmentindo o ministro das Finanças de Atenas.

  • Tribunal grego confirma referendo no domingo

    Crise na Grécia

    O principal tribunal administrativo da Grécia, o Conselho de Estado, rejeitou o recurso de dois cidadãos contra a realização do referendo no próximo domingo. Fica assim confirmada a consulta popular, que questiona o acordo proposto pelos credores.

  • Primeiro-ministro grego apela de forma veemente ao voto no "Não"
    1:45

    Crise na Grécia

    Em vésperas do referendo, o primeiro-ministro grego apelou de forma veemente ao voto no "não". Tsipras pediu ao povo grego que digam "não" a ultimatos, a chantagens e ao medo, e que decidam com calma o futuro. Este apelo marcou o dia na Grécia. A dois dias do referendo ao plano de resgate financeiro, as sondagens indicam um empate técnico na votação.

  • Samaras acusa Tsipras de mentir ao povo grego
    0:48

    Crise na Grécia

    A campanha do "Sim" na Grécia é sobretudo feita pelo partido Nova Democracia, de Antonis Samaras. O ex-primeiro ministro grego acusou esta sexta-feira Alexis Tsipras de mentir ao povo, ao garantir que logo a seguir ao referendo vai conseguir negociar com os credores um melhor acordo para os gregos.

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.