sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Bruxelas avisa que vitória do "Não" enfraquece poder negocial dos gregos

Bruxelas avisa que vitória do "Não" enfraquece poder negocial dos gregos

A Comissão Europeia avisa que, seja qual for o resultado do referendo na Grécia, o país perdeu poder negocial perante os credores. Ainda assim, Alexis Tsipras mantém o apelo ao "Não".

  • Tsipras quer corte de 30% da dívida, Dijsselbloem desmente Varoufakis

    Crise na Grécia

    O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou hoje que deseja "um corte de 30% da dívida" da Grécia e um período de carência de 20 anos para assegurar "a viabilidade" da mesma.  Entretanto, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, negou que as conversações com o Governo grego tenham sido retomadas e que um acordo entre as partes esteja próximo, desmentindo o ministro das Finanças de Atenas.

  • Tribunal grego confirma referendo no domingo

    Crise na Grécia

    O principal tribunal administrativo da Grécia, o Conselho de Estado, rejeitou o recurso de dois cidadãos contra a realização do referendo no próximo domingo. Fica assim confirmada a consulta popular, que questiona o acordo proposto pelos credores.

  • Primeiro-ministro grego apela de forma veemente ao voto no "Não"
    1:45

    Crise na Grécia

    Em vésperas do referendo, o primeiro-ministro grego apelou de forma veemente ao voto no "não". Tsipras pediu ao povo grego que digam "não" a ultimatos, a chantagens e ao medo, e que decidam com calma o futuro. Este apelo marcou o dia na Grécia. A dois dias do referendo ao plano de resgate financeiro, as sondagens indicam um empate técnico na votação.

  • Samaras acusa Tsipras de mentir ao povo grego
    0:48

    Crise na Grécia

    A campanha do "Sim" na Grécia é sobretudo feita pelo partido Nova Democracia, de Antonis Samaras. O ex-primeiro ministro grego acusou esta sexta-feira Alexis Tsipras de mentir ao povo, ao garantir que logo a seguir ao referendo vai conseguir negociar com os credores um melhor acordo para os gregos.

  • Se

    Se Jaime Marta Soares tiver razão, se a ciência e as autoridades não forem - outra vez? - manipuladas pelo poder político, se a investigação - independente - concluir que o fogo começou muito antes da trovoada, então, estamos diante de um dos maiores embustes do Portugal democrático.

    Pedro Cruz

  • Chamas no concelho de Torre de Moncorvo ameaçaram aldeia
    1:30

    País

    Dois incêndios no concelho de Torre de Moncorvo deram luta aos bombeiros na tarde de ontem e também durante toda a noite. As chamas estiveram muito próximas da aldeia de Cabanas de Cima, mas os bombeiros conseguiram desviar o fogo.

  • "Teria sido muito mais fácil para mim, perante as dificuldades, demitir-me"
    0:31
  • Governo cria fundo de apoio para as pessoas afetadas pelos incêndios
    1:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O ministro do Planeamento e Infraestruturas reuniu-se esta quarta-feira com os autarcas de Figueró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão  Grande. O Governo criou um fundo financeiro, com o contributo dos portugueses, para apoiar a reconstrução das habitações e a vida das pessoas afetadas pelos incêndios que lavram desde sábado. O fundo será aprovado quinta-feira em Conselho de Ministros.

  • A reconstrução da Nacional 236
    1:44
  • Harry admite que ninguém na família real britânica quer ser rei ou rainha

    Mundo

    O príncipe Harry admitiu que nenhum dos mais jovens membros da família real britânica quer ser rei ou rainha. Numa entrevista exclusiva à revista norte-americana Newsweek, na qual aborda temas como a morte da mãe, que perdeu com apenas 12 anos, Harry afirma que ele e o irmão estão empenhados em "modernizar a monarquia".

    SIC