sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tribunal grego confirma referendo no domingo

última hora

O principal tribunal administrativo da Grécia, o Conselho de Estado, rejeitou o recurso de dois cidadãos contra a realização do referendo no próximo domingo. Fica assim confirmada a consulta popular, que questiona o acordo proposto pelos credores.

ORESTIS PANAGIOTOU

"O referendo vai realizar-se", garantiu o juiz presidente do Conselho de Estado grego, Nikolaos Sakellariou, depois de anunciar a recusa do pedido que tinha sido apresentado na quarta-feira por dois cidadãos - um deles um antigo juiz do mesmo órgão.

Os requerentes pediam a anulação do referendo, com o argumento de que é inconstitucional, uma vez que o artigo 44 alínea 2 da Constituição indica que uma consulta popular não pode ser convocada quando as questões em causa estão relacionadas com "as finanças públicas".

Os dois cidadãos defendiam também que a questão colocada é demasiado "técnica e complicada" para os eleitores.

No referendo de domingo, os eleitores devem responder à pergunta: "A proposta apresentada pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional no Eurogrupo de 25 de junho deve ser aceite?"

  • Sismo de 7,1 atinge o México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter abalou o sul do México e atingiu a capital. A notícia está a ser avançada pelas agências de notícias Reuters e a AP.

  • Enfermeiros dizem que suplemento de 150 € não é suficiente para acordo
    0:57

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros diz que há um avanço nas negociações com o Governo. Esta terça-feira à tarde, uma delegação do Ministério das Finanças esteve numa reunião que decorreu no Ministério da Saúde. Apesar disso, o presidente do sindicato, José Azevedo, explicou à SIC que a proposta do executivo de pagar mais 150 euros aos enfermeiros especializados não é suficiente para chegarem a acordo.

  • Guterres condena onda de violência em Myanmar
    0:43
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC