sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tribunal grego confirma referendo no domingo

última hora

O principal tribunal administrativo da Grécia, o Conselho de Estado, rejeitou o recurso de dois cidadãos contra a realização do referendo no próximo domingo. Fica assim confirmada a consulta popular, que questiona o acordo proposto pelos credores.

ORESTIS PANAGIOTOU

"O referendo vai realizar-se", garantiu o juiz presidente do Conselho de Estado grego, Nikolaos Sakellariou, depois de anunciar a recusa do pedido que tinha sido apresentado na quarta-feira por dois cidadãos - um deles um antigo juiz do mesmo órgão.

Os requerentes pediam a anulação do referendo, com o argumento de que é inconstitucional, uma vez que o artigo 44 alínea 2 da Constituição indica que uma consulta popular não pode ser convocada quando as questões em causa estão relacionadas com "as finanças públicas".

Os dois cidadãos defendiam também que a questão colocada é demasiado "técnica e complicada" para os eleitores.

No referendo de domingo, os eleitores devem responder à pergunta: "A proposta apresentada pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional no Eurogrupo de 25 de junho deve ser aceite?"

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14