sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tribunal grego confirma referendo no domingo

última hora

O principal tribunal administrativo da Grécia, o Conselho de Estado, rejeitou o recurso de dois cidadãos contra a realização do referendo no próximo domingo. Fica assim confirmada a consulta popular, que questiona o acordo proposto pelos credores.

ORESTIS PANAGIOTOU

"O referendo vai realizar-se", garantiu o juiz presidente do Conselho de Estado grego, Nikolaos Sakellariou, depois de anunciar a recusa do pedido que tinha sido apresentado na quarta-feira por dois cidadãos - um deles um antigo juiz do mesmo órgão.

Os requerentes pediam a anulação do referendo, com o argumento de que é inconstitucional, uma vez que o artigo 44 alínea 2 da Constituição indica que uma consulta popular não pode ser convocada quando as questões em causa estão relacionadas com "as finanças públicas".

Os dois cidadãos defendiam também que a questão colocada é demasiado "técnica e complicada" para os eleitores.

No referendo de domingo, os eleitores devem responder à pergunta: "A proposta apresentada pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional no Eurogrupo de 25 de junho deve ser aceite?"

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14