sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tribunal grego confirma referendo no domingo

última hora

O principal tribunal administrativo da Grécia, o Conselho de Estado, rejeitou o recurso de dois cidadãos contra a realização do referendo no próximo domingo. Fica assim confirmada a consulta popular, que questiona o acordo proposto pelos credores.

ORESTIS PANAGIOTOU

"O referendo vai realizar-se", garantiu o juiz presidente do Conselho de Estado grego, Nikolaos Sakellariou, depois de anunciar a recusa do pedido que tinha sido apresentado na quarta-feira por dois cidadãos - um deles um antigo juiz do mesmo órgão.

Os requerentes pediam a anulação do referendo, com o argumento de que é inconstitucional, uma vez que o artigo 44 alínea 2 da Constituição indica que uma consulta popular não pode ser convocada quando as questões em causa estão relacionadas com "as finanças públicas".

Os dois cidadãos defendiam também que a questão colocada é demasiado "técnica e complicada" para os eleitores.

No referendo de domingo, os eleitores devem responder à pergunta: "A proposta apresentada pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional no Eurogrupo de 25 de junho deve ser aceite?"

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57