sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tribunal grego confirma referendo no domingo

última hora

O principal tribunal administrativo da Grécia, o Conselho de Estado, rejeitou o recurso de dois cidadãos contra a realização do referendo no próximo domingo. Fica assim confirmada a consulta popular, que questiona o acordo proposto pelos credores.

ORESTIS PANAGIOTOU

"O referendo vai realizar-se", garantiu o juiz presidente do Conselho de Estado grego, Nikolaos Sakellariou, depois de anunciar a recusa do pedido que tinha sido apresentado na quarta-feira por dois cidadãos - um deles um antigo juiz do mesmo órgão.

Os requerentes pediam a anulação do referendo, com o argumento de que é inconstitucional, uma vez que o artigo 44 alínea 2 da Constituição indica que uma consulta popular não pode ser convocada quando as questões em causa estão relacionadas com "as finanças públicas".

Os dois cidadãos defendiam também que a questão colocada é demasiado "técnica e complicada" para os eleitores.

No referendo de domingo, os eleitores devem responder à pergunta: "A proposta apresentada pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional no Eurogrupo de 25 de junho deve ser aceite?"

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.