sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Europa discute "lição de democracia" de Tsipras e da Grécia

Europa discute "lição de democracia" de Tsipras e da Grécia

A vitória do "não" que conquistou mais de 61% dos votos no referendo grego é discutida hoje entre os países membros e as instituições europeias. O Eurogrupo reúne-se amanhã, no mesmo dia em que há cimeira extraordinária dos chefes de Estado e governo da zona euro. O primeiro-ministro grego diz-se aberto a prosseguir com as negociações e defende que a Grécia deu uma verdadeira lição de democracia ao dizer "não" a mais austeridade.

  • Esquerda saúda "não" grego, direita defende soluções realistas
    2:14

    Crise na Grécia

    Em Portugal, a reação dos partidos políticos ao "Não" na Grécia foi sobretudo saudada pela esquerda. O Bloco diz que é o fim da chantagem e o PCP que esta foi uma derrota da União Europeia. Já o PS diz que é preciso o Governo português não fazer de conta que esta situação não afeta Portugal. CDS e PSD dizem que fica nas mãos do governo de Tsipras o dever de apresentar uma solução aos parceiros europeus.

  • Varoufakis anuncia demissão

    Crise na Grécia

    O ministro das Finanças grego anunciou hoje a sua demissão, um dia depois do "não" às condições impostas pelos credores ter ganho no referendo na Grécia. Varoufakis diz que é considerado "indesejável" por alguns no Eurogrupo. O nome do sucessor de Varoufakis deverá ser apresentado esta manhã.

  • Demissão de Varoufakis "é uma meia surpresa"
    5:14

    Economia

    O ministro das Finanças grego anunciou a sua demissão, na manhã seguinte ao referendo da Grécia. O enviado da SIC a Atenas, Anselmo Crespo, diz que a decisão de Varoufakis "é uma meia supresa", uma vez que muitos já esperam que saísse do Executivo, qualquer que fosse o resultado.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27