sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Cimeira "decisiva" no domingo para debater a crise na Grécia

Os 28 Estados que integram a União Europeia vão reunir-se no domingo numa cimeira "decisiva" para debater a crise na Grécia, anunciou hoje o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, após uma encontro de emergência dos líderes da zona euro.

© Yves Herman / Reuters

"Eu espero e acredito que uma solução definitiva para a Grécia será possível no domingo", disse Renzi aos jornalistas.

O líder do PS, António Costa, já tinha avançado a informação de que estava previsto para domingo um "novo Conselho Europeu" sobre a questão da Grécia.

Uma cimeira de emergência da zona euro decorreu hoje, em Bruxelas, para discutir a situação da Grécia e os próximos passos após o 'não' dos gregos, em referendo, às propostas dos credores, mas sem quaisquer decisões concretas.

À chegada à reunião, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Holland,e disseram ser urgente uma decisão sobre a Grécia, nos próximos dias, concordando ainda que na Europa tem de haver solidariedade, mas a par com responsabilidade nacional.

Antes da cimeira, decorreu hoje em Bruxelas uma reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que assinalou a estreia do novo ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos (que substituiu Yanis Varoufakis).

Neste encontro, Tsakalotos não apresentou propostas concretas de reformas, tendo feito, segundo fontes europeias, apenas uma apresentação geral.

Após esse encontro, o presidente do fórum, Jeroen Dijsselbloem indicou que está "iminente" a apresentação formal de um novo pedido de ajuda da Grécia ao fundo de resgate da zona euro, que deverá ocorrer na quarta-feira de manhã, havendo de seguida uma reunião do Eurogrupo por teleconferência.

O pedido de um novo resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) será dirigido ao Eurogrupo, sendo que cabe depois às instituições avaliar a "situação financeira da Grécia" e a "sustentabilidade da dívida". 

Após essa avaliação mais técnica, explicou o também ministro das Finanças holandês, o assunto volta ao Eurogrupo para ser decidido se avançam, ou não, as negociações formais entre os credores e o Governo liderado por Alexis Tsipras.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Buscas no Benfica? "A Justiça está a funcionar"
    0:18

    Desporto

    Bruno de Carvalho reagiu esta quinta-feira às buscas efetuadas no Benfica. À saída de uma audiência no Ministério da Educação, o presidente do Sporting abordou o tema para dizer que é sinal de que a justiça está a funcionar.

  • Este foi provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC