sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente do Parlamento Europeu pela "integralidade da zona euro"

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, declarou hoje que é claramente "pela integralidade da zona euro" e contra a saída da Grécia da zona euro, e disse esperar que seja possível encontrar um acordo "aceitável para todos".

© Eric Vidal / Reuters Arquivo

Numa conferência de imprensa em Estrasburgo, à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu, Martin Schulz, confrontado com as posições duras que assumiu nos dias anteriores ao referendo na Grécia, negou que alguma vez tenha defendido que Atenas deveria adotar outra moeda em caso de triunfo do "não" no referendo, e disse que o cenário, que defendeu, de demissão do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, caso o "sim" vencesse, era admitido pelo próprio.

"A minha posição pessoal, para o repetir de uma forma muito clara, é que sou pela integralidade da zona euro, e aqueles que querem dividir a zona euro cometem um erro", disse, notando que o seu "empenho desde o início e até ao último minuto" em busca de um entendimento foi confirmado pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, durante o debate realizado de manhã no hemiciclo.

Schulz admitiu que Tsipras "tem um mandato popular muito claro", após mais de 60% dos gregos terem apoiado a posição do governo de rejeitar a última proposta apresentada pelos credores, e considerou que agora cabe ao executivo de Atenas apresentar propostas, mas tendo em conta que há outros 18 países na zona euro que concordavam com a proposta rejeitada em referendo pelo povo grego.

"Espero que alcancemos um compromisso aceitável para todos", concluiu.

Os responsáveis políticos da zona euro vão discutir hoje, em Bruxelas, o caminho a seguir relativamente à Grécia depois do referendo de domingo, em reuniões de ministros das Finanças e de chefes de Estado e de Governo.

Na sequência da vitória clara do "não" na consulta popular que o Governo grego decidiu realizar, o presidente do Conselho Europeu convocou, a pedido de Berlim e de Paris, uma cimeira da zona euro, a ter início às 18:00 locais (17:00 de Lisboa) e que será antecedida de uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), às 13:00 (12:00 de Lisboa).

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • A história de um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo
    5:52

    Desporto

    Um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade de se deslocar à Madeira, para conhecer o ídolo e o local onde Cristiano nasceu e cresceu. Lucas Mendes é brasileiro, tem apenas 23 anos e criou a página de fãs de Ronaldo mais seguida no Brasil.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.