sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Diretora do FMI considera "necessária" reestruturação da dívida grega

​A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, considerou hoje "necessária" uma reestruturação da dívida grega e assegurou que continua "comprometida" com as tentativas para encontrar uma solução para a crise naquele país.

© Jonathan Ernst / Reuters

"Uma reestruturação da dívida (...) é, na nossa opinião, necessária no caso da Grécia, para que ela tenha uma dívida viável", declarou a francesa que dirige o Fundo Monetário Internacional (FMI), numa posição que contraria as opiniões da maioria dos países da zona euro.

O executivo de Atenas, que reclama uma redução da sua dívida pública, comprometeu-se na terça-feira a aprsentar um "novo programa de reformas credíveis", ao responder a um ultimato lançado pelos líderes da zona euro.

Sem se pronunciar diretamente sobre a promessa de reformas feita pelo Governo grego, Lagarde admitiu terem sido feitos "progressos importantes" e insistiu que Atenas tem de ultrapassar a "crise aguda" em que está envolvida.

Apesar de a Grécia ter entrado em incumprimento perante o FMI na passada semana, ao falhar o pagamento de uma tranche de 1,5 mil milhões de euros, a diretora-geral da instituição sediada em Washington garantiu estar "comprometida" com as tentativas para sair da crise.

"Nós continuamos plenamente comprometidos afim de encontrar uma solução", declarou.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.