sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras garante que proposta de Atenas inclui "solução para problema da dívida"

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, adiantou hoje através da rede social Twitter que a proposta que a Grécia vai apresentar brevemente aos credores inclui "uma solução para o problema da sustentabilidade da dívida".

© Francois Lenoir / Reuters

A proposta que Atenas "inclui um compromisso para que se inicie uma discussão aberta sobre a solução para o problema da sustentabilidade da dívida pública grega", escreveu Tsipras na sua conta na rede social Twitter.

O líder grego, que participa num debate no Parlamento Europeu sobre a questão da Grécia, destacou ainda que as propostas do seu executivo para financiar as obrigações e restruturar a dívida da Grécia "não irão sobrecarregar os contribuintes europeus".

A dívida pública grega representa cerca de 180% do Produto Interno Bruto, ou seja, quase o dobro da riqueza produzida no país.

O fundo de resgate da zona euro recebeu hoje o pedido formal da Grécia de um terceiro programa de ajuda financeira, de acordo com fonte oficial, citada pelas agências de notícias. 

Após o recebimento do pedido pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade, deverá ser convocado em seguida uma reunião por teleconferência do grupo de trabalho do Eurogrupo.

Até quinta-feira, Atenas deverá dar conta das reformas que está disposto a tomar em troca de um novo pacote financeiro. 

Essas medidas serão avaliadas pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.