sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Plano de reformas grego vale 12 mil milhões de euros

O pacote de reformas que a Grécia deve apresentar hoje vale cerca de 12 mil milhões de euros. Segundo a imprensa grega, é esse o valor que as novas medidas vão permitir arrecadar em dois anos. A Grécia tem esta quinta-feira mais um dia sob pressão. Atenas vai ter de finalizar o plano que vai submeter ao escrutínio dos parceiros europeus, no fim-de-semana. 

© Yannis Behrakis / Reuters

Inicialmente, o governo previa conseguir oito mil milhões de euros, mas com estas novas reformas o ganho será de mais quatro mil milhões - dois ainda este ano e mais dois em 2016.

Um jornal grego refere hoje que algumas das medidas passam por aumentar ainda mais do que o previsto os impostos aplicados a produtos de luxo, alimentos processados, restaurantes e hoteis, transportes e serviços de saúde privados.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras tem até ao final do dia de hoje para apresentar a Bruxelas o novo pacote de medidas, para dar depois 48 horas aos credores para examinarem as reformas, antes de mais uma ronda negocial, que acontece no domingo.

Tsipras informou o Presidente da República de todos os passos do pedido do novo resgate e disse acreditar que a maioria dos gregos apoia esta decisão.

O Ministério das Finanças decidiu entretanto prolongar o encerramento dos bancos até à próxima segunda-feira. Astava previsto que os balcões reabrissem entre hoje e amanhã.

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.