sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Plano de reformas grego vale 12 mil milhões de euros

O pacote de reformas que a Grécia deve apresentar hoje vale cerca de 12 mil milhões de euros. Segundo a imprensa grega, é esse o valor que as novas medidas vão permitir arrecadar em dois anos. A Grécia tem esta quinta-feira mais um dia sob pressão. Atenas vai ter de finalizar o plano que vai submeter ao escrutínio dos parceiros europeus, no fim-de-semana. 

© Yannis Behrakis / Reuters

Inicialmente, o governo previa conseguir oito mil milhões de euros, mas com estas novas reformas o ganho será de mais quatro mil milhões - dois ainda este ano e mais dois em 2016.

Um jornal grego refere hoje que algumas das medidas passam por aumentar ainda mais do que o previsto os impostos aplicados a produtos de luxo, alimentos processados, restaurantes e hoteis, transportes e serviços de saúde privados.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras tem até ao final do dia de hoje para apresentar a Bruxelas o novo pacote de medidas, para dar depois 48 horas aos credores para examinarem as reformas, antes de mais uma ronda negocial, que acontece no domingo.

Tsipras informou o Presidente da República de todos os passos do pedido do novo resgate e disse acreditar que a maioria dos gregos apoia esta decisão.

O Ministério das Finanças decidiu entretanto prolongar o encerramento dos bancos até à próxima segunda-feira. Astava previsto que os balcões reabrissem entre hoje e amanhã.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.