sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Plano de reformas grego vale 12 mil milhões de euros

O pacote de reformas que a Grécia deve apresentar hoje vale cerca de 12 mil milhões de euros. Segundo a imprensa grega, é esse o valor que as novas medidas vão permitir arrecadar em dois anos. A Grécia tem esta quinta-feira mais um dia sob pressão. Atenas vai ter de finalizar o plano que vai submeter ao escrutínio dos parceiros europeus, no fim-de-semana. 

© Yannis Behrakis / Reuters

Inicialmente, o governo previa conseguir oito mil milhões de euros, mas com estas novas reformas o ganho será de mais quatro mil milhões - dois ainda este ano e mais dois em 2016.

Um jornal grego refere hoje que algumas das medidas passam por aumentar ainda mais do que o previsto os impostos aplicados a produtos de luxo, alimentos processados, restaurantes e hoteis, transportes e serviços de saúde privados.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras tem até ao final do dia de hoje para apresentar a Bruxelas o novo pacote de medidas, para dar depois 48 horas aos credores para examinarem as reformas, antes de mais uma ronda negocial, que acontece no domingo.

Tsipras informou o Presidente da República de todos os passos do pedido do novo resgate e disse acreditar que a maioria dos gregos apoia esta decisão.

O Ministério das Finanças decidiu entretanto prolongar o encerramento dos bancos até à próxima segunda-feira. Astava previsto que os balcões reabrissem entre hoje e amanhã.

  • Segurança da Academia de Alcochete avisado 10 minutos antes do ataque
    1:57
  • "Não acho que seja prudente" o regresso dos atletas à Academia do Sporting
    5:49

    Crise no Sporting

    As agressões aos jogadores e equipa técnica do Sporting, na Academia de Alcochete, foram o tema de uma entrevista a Ana Bispo Ramires, psicologa do desporto. Questionada sobre se os jogadores deveriam regressar ou não à academia, Ana Bispo Ramires diz que não devem fazê-lo e explica que é importante que haja medidas de atuação, o mais rápido possível, para que os atletas e restante equipa técnica do clube possam reprocessar, do ponto de vista cognitivo, as ameaças que sofreram. 

  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC