sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Ministro das Finanças finlandês mandatado para negociar saída da Grécia do Euro

O ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, foi este sábado mandatado pelo parlamento finlandês para negociar uma saída da Grécia da Zona Euro, anunciou a televisão pública do país, Yle.

O ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb.

O ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb.

© Eric Vidal / Reuters

Deputados e representantes do Ministério das Finanças da Finlândia reuniram-se ao início da tarde em Helsínquia para definir o mandato do governo nas negociações em curso em Bruxelas.

Segundo fontes próximas destas negociações citadas pela Yle, o partido eurocético dos Verdadeiros Finlandeses exigiu que a Finlândia se oponha a um novo plano de ajuda da zona euro à Grécia, defendendo a ideia de um "Grexit" (saída da Grécia).

Este partido, que obteve o segundo lugar nas eleições legislativas em abril, ameaçou destruir a coligação governamental que lidera o país. 

O presidente do partido, Timo Soini, que é vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, tem reafirmado ao longo de meses que a Grécia resolverá os seus problemas económicos abandonando o euro.

Lusa

  • Expetativas antes de mais um Eurogrupo sobre crise grega

    Crise na Grécia

    Os ministros das Finanças da Zona Euro iniciaram este sábado, em Bruxelas, perto das 15:30 locais (14:30 de Lisboa) nova reunião sobre a Grécia, a nona das últimas quatro semanas, mas apontada pela generalidade dos intervenientes como a "decisiva". Nesta playlist, confira as expetativas de diferentes governantes antes deste novo Eurogrupo.

  • Eurogrupo dividido sobre futuro da Grécia
    3:03

    Crise na Grécia

    Os ministros das Finanças da Zona Euro estão reunidos em Bruxelas para analisar as propostas mais recentes do Governo de Atenas. Há ainda divisões entre o Eurogrupo sobre o rumo a seguir em relação à Grécia e todos reconhecem que esta última oportunidade de chegar a um acordo está ainda cheia de obstáculos.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC