sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Ministro das Finanças finlandês mandatado para negociar saída da Grécia do Euro

O ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, foi este sábado mandatado pelo parlamento finlandês para negociar uma saída da Grécia da Zona Euro, anunciou a televisão pública do país, Yle.

O ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb.

O ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb.

© Eric Vidal / Reuters

Deputados e representantes do Ministério das Finanças da Finlândia reuniram-se ao início da tarde em Helsínquia para definir o mandato do governo nas negociações em curso em Bruxelas.

Segundo fontes próximas destas negociações citadas pela Yle, o partido eurocético dos Verdadeiros Finlandeses exigiu que a Finlândia se oponha a um novo plano de ajuda da zona euro à Grécia, defendendo a ideia de um "Grexit" (saída da Grécia).

Este partido, que obteve o segundo lugar nas eleições legislativas em abril, ameaçou destruir a coligação governamental que lidera o país. 

O presidente do partido, Timo Soini, que é vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, tem reafirmado ao longo de meses que a Grécia resolverá os seus problemas económicos abandonando o euro.

Lusa

  • Expetativas antes de mais um Eurogrupo sobre crise grega

    Crise na Grécia

    Os ministros das Finanças da Zona Euro iniciaram este sábado, em Bruxelas, perto das 15:30 locais (14:30 de Lisboa) nova reunião sobre a Grécia, a nona das últimas quatro semanas, mas apontada pela generalidade dos intervenientes como a "decisiva". Nesta playlist, confira as expetativas de diferentes governantes antes deste novo Eurogrupo.

  • Eurogrupo dividido sobre futuro da Grécia
    3:03

    Crise na Grécia

    Os ministros das Finanças da Zona Euro estão reunidos em Bruxelas para analisar as propostas mais recentes do Governo de Atenas. Há ainda divisões entre o Eurogrupo sobre o rumo a seguir em relação à Grécia e todos reconhecem que esta última oportunidade de chegar a um acordo está ainda cheia de obstáculos.

  • Admissão de efetivos nas Forças Armadas aquém do pedido pelas chefias
    1:42

    País

    O Ministério das Finanças autorizou a admissão de mais efetivos nas forças armadas, este ano mas a integração fica muito abaixo do número pedido pelas chefias militares. Mário Centeno só terá autorizado a integração de cerca de três mil militares em vez das cinco mil vagas propostas pelas chefias do Exército, Força Aérea e Marinha.

  • Pyongyang acusa Washington de atirar "achas para a fogueira"
    1:47

    Mundo

    A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram esta segunda-feira exercícios militares conjuntos. As manobras militares procuram ensaiar respostas a uma hipotética invasão da Coreia do Norte. Pyongyang já reagiu e diz que Washington está a atirar "achas para a fogueira". 

  • "É muito importante que os EUA mostrem determinação política e militar"
    0:50

    Mundo

    Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram hoje as manobras anuais numa altura marcada pela recente escalada de tensão entre Pyongyang e Washington. Para Miguel Monjardino, comentador da SIC, estes exercícios militares são encarados como uma provocação para a Coreia do Norte. Monjardino defende que é importante que os EUA mostrem determinação no atual clima de tensão nuclear.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08
  • Morreu o rei da comédia
    2:08

    Cultura

    Um dos grandes nomes do humor norte-americano morreu ontem, aos 91 anos. Jerry Lewis era comediante, ator, argumentista, cantor e realizador. Considerado o rei da comédia, Lewis influenciou diferentes gerações de comediantes e foi defensor de várias causas humanitárias, entre as quais a distrofia muscular.

  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.