sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Ministro das Finanças finlandês mandatado para negociar saída da Grécia do Euro

O ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, foi este sábado mandatado pelo parlamento finlandês para negociar uma saída da Grécia da Zona Euro, anunciou a televisão pública do país, Yle.

O ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb.

O ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb.

© Eric Vidal / Reuters

Deputados e representantes do Ministério das Finanças da Finlândia reuniram-se ao início da tarde em Helsínquia para definir o mandato do governo nas negociações em curso em Bruxelas.

Segundo fontes próximas destas negociações citadas pela Yle, o partido eurocético dos Verdadeiros Finlandeses exigiu que a Finlândia se oponha a um novo plano de ajuda da zona euro à Grécia, defendendo a ideia de um "Grexit" (saída da Grécia).

Este partido, que obteve o segundo lugar nas eleições legislativas em abril, ameaçou destruir a coligação governamental que lidera o país. 

O presidente do partido, Timo Soini, que é vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, tem reafirmado ao longo de meses que a Grécia resolverá os seus problemas económicos abandonando o euro.

Lusa

  • Expetativas antes de mais um Eurogrupo sobre crise grega

    Crise na Grécia

    Os ministros das Finanças da Zona Euro iniciaram este sábado, em Bruxelas, perto das 15:30 locais (14:30 de Lisboa) nova reunião sobre a Grécia, a nona das últimas quatro semanas, mas apontada pela generalidade dos intervenientes como a "decisiva". Nesta playlist, confira as expetativas de diferentes governantes antes deste novo Eurogrupo.

  • Eurogrupo dividido sobre futuro da Grécia
    3:03

    Crise na Grécia

    Os ministros das Finanças da Zona Euro estão reunidos em Bruxelas para analisar as propostas mais recentes do Governo de Atenas. Há ainda divisões entre o Eurogrupo sobre o rumo a seguir em relação à Grécia e todos reconhecem que esta última oportunidade de chegar a um acordo está ainda cheia de obstáculos.

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.