sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente do Eurogrupo revela que acordo está "ainda muito difícil"

O presidente do Eurogrupo indicou que a reunião deste sábado dos ministros das Finanças da Zona Euro sobre a Grécia foi inconclusiva e será retomada no domingo, comentando que "ainda é muito difícil, mas há trabalho em progresso".

(arquivo)

(arquivo)

© Francois Lenoir / Reuters

"Suspendemos a nossa reunião e continuaremos amanhã (domingo) às 11:00 (10:00 em Lisboa). Tivemos uma discussão aprofundada sobre as propostas gregas, a questão da credibilidade e confiança, e discutimos também, claro, as questões financeiras envolvidas. Mas não concluímos as nossas discussões, pelo que continuaremos às 11:00. Ainda é muito difícil, mas há trabalho ainda em progresso, é tudo o que posso dizer", declarou à saída, escusando-se a fazer mais comentários. 

Portugal esteve representado na reunião pela ministra Maria Luís Albuquerque, que não prestou quaisquer declarações aos jornalistas.  

O Eurogrupo, que esteve hoje reunido quase nove horas, realizará no domingo de manhã a sua décima reunião sobre a Grécia nas últimas quatro semanas, imediatamente antes dos encontros ao nível de chefes de Estado e de Governo previstos para a tarde: uma cimeira dos 19 países da zona euro às 16:00 locais (15:00 em Lisboa) e outra dos 28 países da União europeia às 18:00 (17:00 em Lisboa), encontros nos quais participará o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. 

Este fim-de-semana foi apontado por diversos líderes europeus como "absolutamente decisivo" para a crise grega e a situação da Grécia no espaço monetário único, tendo vários responsáveis afirmado que ou há acordo ou então é necessário discutir os moldes de um "Grexit", a saída da Grécia da zona euro.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.