sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente do Eurogrupo revela que acordo está "ainda muito difícil"

O presidente do Eurogrupo indicou que a reunião deste sábado dos ministros das Finanças da Zona Euro sobre a Grécia foi inconclusiva e será retomada no domingo, comentando que "ainda é muito difícil, mas há trabalho em progresso".

(arquivo)

(arquivo)

© Francois Lenoir / Reuters

"Suspendemos a nossa reunião e continuaremos amanhã (domingo) às 11:00 (10:00 em Lisboa). Tivemos uma discussão aprofundada sobre as propostas gregas, a questão da credibilidade e confiança, e discutimos também, claro, as questões financeiras envolvidas. Mas não concluímos as nossas discussões, pelo que continuaremos às 11:00. Ainda é muito difícil, mas há trabalho ainda em progresso, é tudo o que posso dizer", declarou à saída, escusando-se a fazer mais comentários. 

Portugal esteve representado na reunião pela ministra Maria Luís Albuquerque, que não prestou quaisquer declarações aos jornalistas.  

O Eurogrupo, que esteve hoje reunido quase nove horas, realizará no domingo de manhã a sua décima reunião sobre a Grécia nas últimas quatro semanas, imediatamente antes dos encontros ao nível de chefes de Estado e de Governo previstos para a tarde: uma cimeira dos 19 países da zona euro às 16:00 locais (15:00 em Lisboa) e outra dos 28 países da União europeia às 18:00 (17:00 em Lisboa), encontros nos quais participará o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. 

Este fim-de-semana foi apontado por diversos líderes europeus como "absolutamente decisivo" para a crise grega e a situação da Grécia no espaço monetário único, tendo vários responsáveis afirmado que ou há acordo ou então é necessário discutir os moldes de um "Grexit", a saída da Grécia da zona euro.

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.