sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Cimeira de líderes europeus poderá ser decisiva para o futuro da Grécia

A Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Zona Euro para debater as conclusões do Eurogrupo sobre a Grécia decorre a esta hora. Uma cimeira que conta com a presença do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

O Eurogrupo quer que a Grécia chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a três anos, a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

O Eurogrupo quer que a Grécia chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a três anos, a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

© Francois Lenoir / Reuters

À chegada à reunião, a chanceler alemã disse que não haverá um acordo a todo o custo, até porque foi perdida a confiança no Governo grego.

Já o Presidente francês disse que não há saídas temporárias do Euro, só uma saída definitiva, ainda que, para François Hollande, tudo vá ser feito para que essa não seja a solução para a Grécia.

Entretanto, já são conhecidas algumas das medidas que o Eurogrupo quer que a Grécia implemente, para que possa ter acesso a um empréstimo de emergência de curto prazo.

A agência Reuters teve acesso à lista de condições: querem que a Grécia chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a três anos, mas também a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

  • Grécia sem acordo
    2:25

    Economia

    Vai ser um longo domingo de negociações em Bruxelas. Os ministros das Finanças europeus voltaram a reunir-se, esta manhã, para discutir as propostas apresentadas pelo Governo de Atenas depois de 9 horas de uma reunião inconclusiva durante a noite de ontem. No final disseram que faltou confiança no Governo grego. O presidente do Conselho Europeu cancelou entretanto a cimeira dos 28 líderes agendada para esta tarde, mas mantem-se a reunião de chefes de Estado e de Governo da Zona Euro. Um encontro que só irá terminar quando existir uma decisão sobre a Grécia.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07