sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Cimeira de líderes europeus poderá ser decisiva para o futuro da Grécia

A Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Zona Euro para debater as conclusões do Eurogrupo sobre a Grécia decorre a esta hora. Uma cimeira que conta com a presença do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

O Eurogrupo quer que a Grécia chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a três anos, a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

O Eurogrupo quer que a Grécia chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a três anos, a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

© Francois Lenoir / Reuters

À chegada à reunião, a chanceler alemã disse que não haverá um acordo a todo o custo, até porque foi perdida a confiança no Governo grego.

Já o Presidente francês disse que não há saídas temporárias do Euro, só uma saída definitiva, ainda que, para François Hollande, tudo vá ser feito para que essa não seja a solução para a Grécia.

Entretanto, já são conhecidas algumas das medidas que o Eurogrupo quer que a Grécia implemente, para que possa ter acesso a um empréstimo de emergência de curto prazo.

A agência Reuters teve acesso à lista de condições: querem que a Grécia chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a três anos, mas também a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

  • Grécia sem acordo
    2:25

    Economia

    Vai ser um longo domingo de negociações em Bruxelas. Os ministros das Finanças europeus voltaram a reunir-se, esta manhã, para discutir as propostas apresentadas pelo Governo de Atenas depois de 9 horas de uma reunião inconclusiva durante a noite de ontem. No final disseram que faltou confiança no Governo grego. O presidente do Conselho Europeu cancelou entretanto a cimeira dos 28 líderes agendada para esta tarde, mas mantem-se a reunião de chefes de Estado e de Governo da Zona Euro. Um encontro que só irá terminar quando existir uma decisão sobre a Grécia.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".