sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Cimeira de líderes europeus poderá ser decisiva para o futuro da Grécia

A Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Zona Euro para debater as conclusões do Eurogrupo sobre a Grécia decorre a esta hora. Uma cimeira que conta com a presença do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

O Eurogrupo quer que a Grécia chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a três anos, a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

O Eurogrupo quer que a Grécia chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a três anos, a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

© Francois Lenoir / Reuters

À chegada à reunião, a chanceler alemã disse que não haverá um acordo a todo o custo, até porque foi perdida a confiança no Governo grego.

Já o Presidente francês disse que não há saídas temporárias do Euro, só uma saída definitiva, ainda que, para François Hollande, tudo vá ser feito para que essa não seja a solução para a Grécia.

Entretanto, já são conhecidas algumas das medidas que o Eurogrupo quer que a Grécia implemente, para que possa ter acesso a um empréstimo de emergência de curto prazo.

A agência Reuters teve acesso à lista de condições: querem que a Grécia chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a três anos, mas também a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

  • Grécia sem acordo
    2:25

    Economia

    Vai ser um longo domingo de negociações em Bruxelas. Os ministros das Finanças europeus voltaram a reunir-se, esta manhã, para discutir as propostas apresentadas pelo Governo de Atenas depois de 9 horas de uma reunião inconclusiva durante a noite de ontem. No final disseram que faltou confiança no Governo grego. O presidente do Conselho Europeu cancelou entretanto a cimeira dos 28 líderes agendada para esta tarde, mas mantem-se a reunião de chefes de Estado e de Governo da Zona Euro. Um encontro que só irá terminar quando existir uma decisão sobre a Grécia.

  • Confrontos entre adeptos do Benfica e do SC Braga
    5:33

    Desporto

    Os adeptos do Benfica e do Sporting de Braga envolveram-se em confrontos num parque de estacionamento nas imediações do Estádio do Braga. O tumulto ocorreu por volta das 17:30 da tarde. O repórter da SIC Miguel Mota esteve no local onde contou o que aconteceu.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.