sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Cimeira de líderes europeus poderá ser decisiva para o futuro da Grécia

A Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Zona Euro para debater as conclusões do Eurogrupo sobre a Grécia decorre a esta hora. Uma cimeira que conta com a presença do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

O Eurogrupo quer que a Grécia chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a três anos, a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

O Eurogrupo quer que a Grécia chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a três anos, a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

© Francois Lenoir / Reuters

À chegada à reunião, a chanceler alemã disse que não haverá um acordo a todo o custo, até porque foi perdida a confiança no Governo grego.

Já o Presidente francês disse que não há saídas temporárias do Euro, só uma saída definitiva, ainda que, para François Hollande, tudo vá ser feito para que essa não seja a solução para a Grécia.

Entretanto, já são conhecidas algumas das medidas que o Eurogrupo quer que a Grécia implemente, para que possa ter acesso a um empréstimo de emergência de curto prazo.

A agência Reuters teve acesso à lista de condições: querem que a Grécia chegue a um excedente primário de 3,5% do PIB, daqui a três anos, mas também a reforma do sistema de pensões, a privatização da empresa de distribuição de eletricidade e a abertura do comércio ao domingo.

  • Grécia sem acordo
    2:25

    Economia

    Vai ser um longo domingo de negociações em Bruxelas. Os ministros das Finanças europeus voltaram a reunir-se, esta manhã, para discutir as propostas apresentadas pelo Governo de Atenas depois de 9 horas de uma reunião inconclusiva durante a noite de ontem. No final disseram que faltou confiança no Governo grego. O presidente do Conselho Europeu cancelou entretanto a cimeira dos 28 líderes agendada para esta tarde, mas mantem-se a reunião de chefes de Estado e de Governo da Zona Euro. Um encontro que só irá terminar quando existir uma decisão sobre a Grécia.

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.