sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Cimeira dos líderes europeus já recomeçou

Os trabalhos da cimeira da Zona Euro, que decorre este domingo em Bruxelas, foram retomados, após uma interrupção de cerca de duas horas, para um encontro entre o primeiro-ministro grego, a chanceler alemã e o Presidente francês.

A cimeira está interrompida para uma reunião entre o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande.

A cimeira está interrompida para uma reunião entre o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande.

Geert Vanden Wijngaert / AP

Na reunião, além de Alexis Tsipras, Angela Merkel e François Hollande, três dos principais atores das negociações em torno do pedido de um teceiro "resgate" à Grécia, participaram também o ministro grego das Finanças, Euclides Tsakalotos, e o presidente do Conselho Europeu e das cimeiras do euro, Donald Tusk.

Os chefes de Estado e de Governo da Zona Euro iniciaram, pouco depois das 16:00 locais (15:00 de Lisboa), uma cimeira considerada decisiva sobre o futuro da Grécia na zona euro, após um encontro ao nível de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que acordaram hoje um documento a ser apreciado pelos líderes europeus no qual defendem que o pacote de reformas proposto por Atenas é insuficiente e mais medidas devem ser aprovadas e implementadas no imediato.

Portugal está representado na cimeira pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN, liderado por Luis Ribeiro, deu início à leitura do acórdão pelas 10:30, com quatro arguidos ausentes do tribunal, entre os quais Oliveira Costa. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.